31 de janeiro de 2023 - 18:00 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Capitania dos Portos do Ceará recebe visita de cortesia dos comandos da AIS 1

Capitania dos Portos do Ceará recebe visita de cortesia dos comandos da AIS 1, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros

Capitania dos Portos do Ceará recebe visita de cortesia dos comandos da Área Integrada de Segurança 1.

A princípio, na manhã desta terça-feira (31), o Capitão de Mar e Guerra Anderson Pessoa Valença, comandante da Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), recebeu a visita de cortesia do tenente-coronel policial militar Jânio Washington, comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM), como também do tenente-coronel Osvaldo Pereira, comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia|1ºBBM).

De acordo com o tenente-coronel Osvaldo Pereira, “fomos recepcionados pelo comandante Anderson Valença, que além de uma reunião, nos convidou para um almoço na sede da Capitania dos Portos do Ceará e, ao final fomos agraciados com lembrança da Marinha do Brasil”, comentou o comandante da 2ªCia|1ºBBM – Quartel do Mucuripe.

Nesse sentido, os laços foram estreitados e fortalecidos, como também, foram tratados assuntos atinentes a segurança portuária do Mucuripe.

Missão da Capitania dos Portos do Ceará

Subordinada ao Comando do Terceiro Distrito Naval, a Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) é responsável, no Ceará, pela segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana nas águas e pela prevenção da poluição hídrica. Presta apoio à navegação e contribui para a orientação, coordenação e controle das atividades relativas à Marinha Mercante e organizações correlatas no Ceará. É responsável, também, pela fiscalização dos serviços de praticagem, realização de inspeções navais e vistorias, auxílio ao Serviço de Salvamento Marítimo, realização dos cursos do Ensino Profissional Marítimo e manutenção dos faróis do litoral cearense. Ela atua como elemento catalisador do relacionamento entre os componentes da orla marítima nesse extenso litoral e águas interiores cearenses.