Mais um contribuição do Projeto “Memória do CBMCE” – Sargento Antônio Gomes da Costa

30 de janeiro de 2023 - 12:25 #

Ascom CBMCE | Projeto “Memória do CBMCE” - Contribuição Sargento Antônio Gomes da Costa

Projeto “Memória do CBMCE” contribui para o resgate do passado da Corporação

Projeto “Memória do CBMCE” – Sargento Antônio Gomes da Costa

A princípio, já foram realizadas doze entrevistas em cerca de onze horas de gravações e cinco destas memórias já foram editadas. Não pensamos em limites de entrevistamos, pois estamos buscando ouvir todos que se disponham e que se enquadrem neste perfil de ser: bombeiro militar, que se encontre na reserva remunerada e/ou reforma. Onde o fio condutor que os une se refletem por meio de suas memórias, vivências, histórias e registros.

Nesse sentido, as escutas tem sido de forma informal, através de conversas descontraídas que estão formando uma grande moldura, onde cada um tem seu espaço e suas memórias se somam e contribuem para o resgate do passado da Corporação. Como também, a recuperação destas memórias, que são ao mesmo tempo pessoais, coletivas e históricas, vai nos permitir a reconstrução ou ressignificação dos laços de gerações de bombeiros militares que serão disponibilizadas a sociedade alencarina.

Primeiramente, para o lançamento desta iniciativa, montamos um compilado dos quatro vídeos editados, somente para dar um gostinho das histórias, pois são tantas memórias, destacamos o coronel Fernando César Sales FURLANI que também falou sobre o Herói João Nogueira Jucá. Assim como, o subtenente Francisco das Chagas Fernandes GONÇALVES, um dos primeiros mergulhadores da corporação versa sobre seus resgates. Como também, a Dona Das Dores, fala sobre a carreira do seu esposo, o finado tenente coronel Raimundo NONATO da Cunha e um dos grandes incêndios de Fortaleza, ocorrido no Cine Majestic. E, o coronel José RONALD Brito sobre a criação do serviço de busca e salvamento, atualmente Batalhão de Busca e Salvamento. Dentre muitas histórias pessoais e coletivas que se complementam e se confundem com as histórias da sociedade alencarina.

Contuso, esta iniciativa foi idealizada no comando do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) Ronaldo Roque de Araújo, gestão no período de 2021 e 2022.

Memórias do Sargento Antônio Gomes da Costa

Dessa forma, divulgamos as memórias do sargento Antônio Gomes Costa, atualmente na reserva remunerada. O sargento Antônio Gomes da Costa ingressou no Corpo de Bombeiros em 1997. Em outras palavras, suas histórias de ocorrências que vão desde o resgate de uma onça. passando pelos diversos resgates nos mais variados acidentes, como o resgate na Serra de Aratanha , município da Pacatuba, além de muitos mergulhos. Ou seja, sua história de vida na corporação, em muitos momentos, se coincidem com a história do Corpo de Bombeiros do Ceará.

Do mesmo modo, o atual coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros José Cláudio Barreto de Sousa declarou que “a escuta destas histórias vai contribuir com a preservação da memória de nossa corporação”. Como também, “no presente estamos respeitando o passado e almejando a melhoria do futuro”, ressaltou o comandante-geral.

Por fim, na medida que formos concluindo as entrevistas e suas respectivas edições, vamos disponibilizar todos os vídeos no canal do CBMCE.