Um Bebê de quatro dias de nascido engasga e é salvo por bombeiros militares do Mucuripe

27 de janeiro de 2023 - 11:51 #

Ascom CBMCE | Um Bebê de quatro dias de nascido engasga e é salvo por bombeiros militares do Mucuripe

Na madrugada desta sexta-feira. 27 de janeiro de 2023, por volta das 03h02, um pai aflito pediu ajuda nos portões do nosso quartel do Mucuripe. A princípio, o pai da criança nascida a quarto dias sofreu um engasgo com leite materno e começou a ficar cianótico, condição em que a pele do bebê fica arroxeada por falta de oxigênio. Imediatamente, o sargento Rosemberg Xavier atendeu o bebê e já procedeu a manobra de tapotagem para desobstrução das vias aéreas, conseguindo com sucesso que o bebê voltasse a respirar. O pai agradeceu aliviado à guarnição de serviço. O fato ocorreu nas dependências da 2ª Companhia do 1º Batalhão, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

Um Bebê de quatro dias de nascido engasga e é salvo por bombeiros militares do Mucuripe

Corpo de Bombeiros orienta como lidar com o engasgo de bebês e crianças

Corpo de Bombeiros orienta como lidar com o engasgo de bebes e crianças

Corpo de Bombeiros orienta como lidar com o engasgo de bebes e crianças. O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um “caminho errado”, durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua. Funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.

Como agir em caso de engasgo por corpo estranho:

Manobra de Heimlich

Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.

Como agir em caso de engasgo em bebês:

Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros orienta como lidar com o engasgo de bebes e crianças. Enfermeiras brasileiras criam cartilha sobre cuidados de engasgo de bebês. A publicação foi lançada pela USP e é destinada a todas as pessoas que tenham contato com crianças de até um ano para que saibam como proceder

Vidas alheias e riquezas salvar!