25 de janeiro de 2023 - 14:06 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realiza palestra de Prevenção de Suicídios

Ação aconteceu no HRVJ e contou com a presença da 2ª Companhia de Bombeiros Militares

Na manhã da última segunda-feira, 23, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 2ª Companhia de Bombeiros Militares (2ªCia/4ºBBM), com sede em Limoeiro do Norte, (AIS 18), realizou seu primeiro expediente geral do ano, direcionado para o “Janeiro Branco”, com temas relacionados a saúde mental das pessoas.

A ação ocorreu no auditório do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), que possui leitos de psiquiatria, com a presença de colaboradores da unidade. O momento foi conduzido pelo palestrante Tenente Coronel Bombeiro Militar (TC BM) Edir Paixão, um suicidologista, que levou seu conhecimento científico e teórico de anos de estudo, juntamente com o seu embasamento empírico, de anos de serviço pelo Corpo de Bombeiros. Paixão esteve presente em mais de 100 casos com tentantes de suicídio e hoje é referência na área de prevenção de suicídios, tanto no Brasil quanto no exterior.

A psicóloga do HRVJ, Aline Franco, esteve presente e destaca que o evento foi de extrema importância, haja vista ser uma temática ainda repleta de estigmas, tabus, preconceitos e pouco discutida. “Sabendo que a grande maioria dos suicídios poderiam ser evitados, é imprescindível que a população tenha acesso a essas informações, podendo assim salvar vidas e estimular a importância do cuidado com a saúde mental”, enfatiza.

Já a coordenadora geral de enfermagem do HRVJ, Tâmara Medeiros, lembra que o momento proporcionado pela equipe do corpo de bombeiros foi de extrema importância, principalmente devido ao fato da unidade hospitalar ter leitos psiquiátricos, onde os colaboradores convivem com as questões voltadas ao suicídio. “Entender que se trata de um adoecimento mental onde não se busca eliminar a vida, mas eliminar o sofrimento, é a chave principal para prestarmos uma assistência em saúde acolhedora, empática e principalmente humanizada em nosso hospital”, disse.

Na ocasião, estiveram presentes os bombeiros de Limoeiro do Norte juntamente com colaboradores do hospital, como a psicóloga hospitalar, psiquiatra, enfermeiro da saúde mental, coordenadora da enfermagem, técnicos de enfermagem, analista de comunicação, auxiliar de administração e técnicas de segurança do trabalho.