21 de janeiro de 2023 - 14:01 # #

Ascom CBMCE | Mergulhadores do Corpo de Bombeiros alertam os banhistas sobre os perigos do mar

A equipe de Mergulho de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará realizou atendimento a duas ocorrências de afogamentos nas Praias de Iracema (imediações da Ponte Metálica) e da Leste-Oeste, em dias distintos, na primeira quinzena de janeiro. Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

A Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) está sempre pronta para resgatar e salvar vítimas, porém a prevenção ainda é o melhor a ser feito.

Prevenção

A princípio, para não ser vítima de afogamentos nas praias, é importante evitar entrar no mar em áreas de valas, conhecidas como “correntes de retorno”, pois estas “puxam” os banhistas e os afastam da areia, arrastando-os em direção a profundidades maiores. Adicionalmente, manter-se com o nível da água na “linha da cintura” é muito mais seguro.

Em relação às crianças, atenção extra é primordial, sempre mantendo a “distância de um braço” para elas, garantindo assim um rápido alcance do responsável adulto. Além disso, consumir bebidas alcoólicas e entrar no mar é a mesma coisa que beber e dirigir, ou seja: nem pensar!

Outra dica interessante é acompanhar a “tábua de marés”, disponível gratuitamente na internet e em aplicativos para celular, pois ela já informa os horários de quando a maré estará “cheia” e “seca”, permitindo um melhor planejamento de passeio.

Prefira frequentar praias supervisionadas por Guarda-Vidas e sempre pergunte a eles sobre os melhores locais para tomar banho, pois são profissionais que conhecem o ambiente e podem fornecer informações preciosas.

Segurança, habilidade e calma!
Mergulho.