Mais um contribuição do Projeto “Memória do CBMCE” – Coronel CG RR Eduardo Holanda

19 de janeiro de 2023 - 09:27 #

Ascom CBMCE | Projeto “Memória do CBMCE” - Contribuição Coronel Comandante-Geral da Reserva Remunerada Luís Eduardo Soares de Holanda

Projeto “Memória do CBMCE” contribui para o resgate do passado da Corporação

A princípio, já foram realizadas doze entrevistas em cerca de onze horas de gravações e cinco destas memórias já foram editadas. Não pensamos em limites de entrevistamos, pois estamos buscando ouvir todos que se disponham e que se enquadrem neste perfil de ser: bombeiro militar, que se encontre na reserva remunerada e/ou reforma. Onde o fio condutor que os une se refletem por meio de suas memórias, vivências, histórias e registros.

As escutas tem sido de forma informal, através de conversas descontraídas que estão formando uma grande moldura, onde cada um tem seu espaço e suas memórias se somam e contribuem para o resgate do passado da Corporação.

A recuperação destas memórias, que são ao mesmo tempo pessoais, coletivas e históricas, vai nos permitir a reconstrução ou ressignificação dos laços de gerações de bombeiros militares que serão disponibilizadas a sociedade alencarina.

Para o lançamento desta iniciativa, montamos um compilado dos quatro vídeos editados, somente para dar um gostinho das histórias, pois são tantas memórias, destacamos o coronel Fernando César Sales FURLANI que também falou sobre o Herói João Nogueira Jucá. Assim como, o subtenente Francisco das Chagas Fernandes GONÇALVES, um dos primeiros mergulhadores da corporação versa sobre seus resgates. Como também, a Dona Das Dores, fala sobre a carreira do seu esposo, o finado tenente coronel Raimundo NONATO da Cunha e um dos grandes incêndios de Fortaleza, ocorrido no Cine Majestic. E, o coronel José RONALD Brito sobre a criação do serviço de busca e salvamento, atualmente Batalhão de Busca e Salvamento. Dentre muitas histórias pessoais e coletivas que se complementam e se confundem com as histórias da sociedade alencarina.

Memórias do Coronel Comandante-Geral Luís Eduardo Soares de Holanda (2019 e 2020)

Nesta oportunidade, divulgamos as memórias do Coronel Comandante-Geral do CBMCE Luís Eduardo Soares de Holanda, atualmente na reserva remunerada. O Coronel CG Holanda foi comandante entre os anos de 2019 e 2020. Em destaque, conseguiu adquirir para o Estado do Ceará três escadas Magirus, um veículo com turbina móvel e um robô com turbina TAF 35. Foi o primeiro Corpo de Bombeiros da América Latina a adquirir estes últimos equipamentos. Como também, conduziu o resgate de pessoas por ocasião da queda do Edifício Andréa, na terça-feira fatídica de 15 de outubro de 2019, com sete vidas resgatadas, mas infelizmente nove óbitos foram registrados. 104 horas de trabalhos ininterruptos.

Sobre a iniciativa, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) José Cláudio Barreto de Sousa declarou que “a escuta destas histórias vai contribuir com a preservação da memória de nossa corporação”. Como também, “no presente estamos respeitando o passado e almejando a melhoria do futuro”, ressaltou o comandante-geral.

Por fim, na medida que formos concluindo as entrevistas e suas respectivas edições, vamos disponibilizar todos os vídeos no canal do CBMCE.