11 de janeiro de 2023 - 18:12 #

Ascom CBMCE |Texto Tenente-Coronel Edir Paixão | Janeiro Branco em 2023: Mês de Promoção da Saúde Mental

Janeiro Branco em 2023: Mês de Promoção da Saúde Mental

Desde o ano de 2014, o movimento janeiro branco busca promover a conscientização acerca da saúde mental. O movimento foi criado por psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, e o mês escolhido foi janeiro, em virtude de ser um período onde se fecha um ciclo e se inicia outro, com novas oportunidades e reflexões acerca da vida.

A cor branca está relacionada a folhas onde se pode escrever uma nova história ou modificar histórias que fazem parte de nossa vida, de forma a promover saúde mental, melhorando assim a vida de pessoas e a própria sociedade como um todo.

O Brasil encontra-se em segundo lugar nas américas entre os países com maior número de pessoas com depressão e em primeiro lugar no mundo em pessoas com transtorno de ansiedade, portanto, ações que tragam informações cientificas e promovam a saúde mental de forma responsável são benéficas à população brasileira.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará trabalha com promoção de saúde mental através de seus projetos sociais, tais como Jovem Brigadista de Valor e o Programa Saúde Bombeiro e Sociedade do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano – CTDH, trabalhos que ajudam na inclusão, socialização e ensejam a prática de atividades físicas de jovens e adultos.

Janeiro Branco em 2023: Mês de Promoção da Saúde Mental

De acordo com a literatura cientifica nacional e internacional, a atividade física é essencial para uma boa saúde mental e qualidade de vida. Ainda, as conexões entre seres humanos, sejam de amizade ou de trabalhos e ações sociais são fatores protetivos contra o adoecimento físico e mental.

Nesse sentido, neste mês de janeiro de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará está promovendo o trigésimo curso de atendimento a tentativas de suicídio CATS CBMCE em Fortaleza, na sede do Batalhão de Socorro de Urgência, em alusão ao janeiro branco. O referido curso do CBMCE é reconhecido pela Federação Internacional de Psicologia das Emergências – FIPE e tem o objetivo de preparar profissionais de segurança pública para lidar com situações de tentativas de suicídio, mas igualmente trabalha a base psicológica e emocional de profissionais, promovendo assim, saúde mental, redução de “psicofobia” e melhoria das relações interpessoais no trabalho.

Em caso de ajuda, ligue 188 (Centro de Valorização da Vida) ou em urgência ligue 190, 192 ou 193 para acionar Polícia Militar, Serviço Móvel de Urgência ou Corpo de Bombeiros Militar.