15 de dezembro de 2022 - 18:46 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Corpo de Bombeiros salva 22 vidas do mar na 1ª quinzena de dezembro

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 22 vidas do mar na 1ª quinzena de dezembro

O Corpo de Bombeiros resgata vinte e duas vidas do mar e realiza um atendimento pré-hospitalar, entre 1 e 15 de dezembro de 2022.

Vinte e duas vidas foram salvas e um atendimento pré-hospitalar foi realizado. Destes 23 atendimentos, feitos pelos guarda-vidas do CBMCE. Em síntese, vinte resgates foram realizados em Fortaleza, na Praia do Futuro e dois resgates e um atendimento pré-hospitalar, ocorreram em Jijoca de Jericoacoara.

O perfil dos resgates

Em suma, dos resgates, um foi triplo, seis foram duplos e oito foram simples. Como também, dos resgates, vinte são brasileiros e três estrangeiros, sendo: um do México, um da França e um da Holanda. Enquanto que dos brasileiros, dezesseis foram do Ceará, dois de Minas Gerais, um de São Paulo e um do Piauí. Assim como, a faixa etária dos banhistas resgatados foram entre sete e cinquenta e sete anos de idade.

O atendimento pré-hospitalar foi uma laceração profunda no pé esquerdo, causada pelo choque com a quilha da prancha que o turista da Holanda utilizava. Após a contenção da laceração, a vítima e sua acompanhante foram conduzidos até uma unidade de pronto atendimento em Jijoca de Jericoacoara, sendo entregue consciente e orientado.

Três atendimentos foram na praia principal de Jericoacoara. Enquanto que em Fortaleza, treze ocorrências foram nas proximidades do posto de guarda vidas 13, duas no  posto de guarda vidas 1,  três no posto de guarda vidas 2 e um no posto de guarda-vidas 4 e um no posto de guarda vidas 10.

Operação Férias

A princípio, devido ao período de férias e o aumento na movimentação de banhistas e turistas em praias cearenses, o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE) viabilizou 115 guarda-vidas para atuação com foco na prevenção. As ações ocorrerão na Praia do Futuro e Sabiaguaba em Fortaleza, nas praias do Icaraí e Cumbuco, em Caucaia, além dos municípios de Aracati e Jijoca de Jericoacoara.

Corpo de Bombeiros salva 22 vidas do mar na 1ª quinzena de dezembro

A operação vai se estender até o final de janeiro de 2023. O efetivo ficará distribuído em 24 postos, entre postos fixos e postos móveis, das 9h às 17h. Durante o período, os guarda-vidas farão uso de seis viaturas 4×4, sete motos aquáticas, quatro botes salva-vidas, onze quadriciclos e duas ambulâncias de resgate.

Balanço de vidas salvas

Este ano, entre janeiro e a 1ª quinzena de dezembro, foram registrados 603 resgates em todo o Estado. À Praia do Futuro, em Fortaleza, é o local de maior número de resgates, foram 488 banhistas resgatados. A praia é considerada de alta periculosidade e exige cuidados ao entrar no mar.

O número de resgates de 2022, são superiores aos de 2020 e 2021, onde foram resgatados, 563 e 526, respectivamente.