6 de dezembro de 2022 - 12:53 #

Ascom CBMCE | 1ªCia/3ºBBM - Sobral

Corpo de Bombeiros resgata cão de cacimba em Sobral

1ª Companhia do 3º Batalhão resgata cão de cacimba em Sobral

Corpo de Bombeiros resgata cão de cacimba em Sobral. Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14).

A princípio, por volta das 10 horas os bombeiros militares de Sobral foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) de Sobral para uma busca e resgate de animal, na Travessa Raimundo Edmundo, bairro: Dom Expedito em Sobral.

A cadela estava dentro de uma cacimba, sem condição de sair e com risco de afogamento.

O resgate

Logo em seguida da chegada no local, foi observado que o animal estava dentro da cacimba, cansado e equilibrado-se na madeira que matinha ele fora da água. Como também, após de fazer uma análise dos riscos e das possibilidades de efetuar o resgate, a guarnição optou por utilizar uma corda para laçar o animal e retirá-lo com segurança do local.

Corpo de Bombeiros resgata cadela de cacimba em Sobral

Em síntese, após o resgate do animal da cacimba, observamos que não se encontrava com ferimentos e a entregamos a Senhora Roberta, proprietária da residência próxima.

O deslocamento se deu na viatura de Auto Salvamento 70 (AS 70), cuja guarnição foi composta pelo sargento Alex, soldado Maurício, soldado Reis e soldado Camelo.

Prevenção

O CBMCE orienta que os poços, valas e cacimbas devem estar cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças. Em caso de sinistro, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros via 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.

Como também, sempre se deve manter distância de animais silvestres. E, nunca procurar capturá-los, pois se estes se sentirem acuados e/ou ameaçados poderão atacar, ocasionando um problema ainda maior.

Balanço

Durante o ano de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou entre janeiro e novembro, 10.047 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, gatos, cassacos, iguanas, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2022 é superior aos anos de 2019, 2020 e 2021, quando a corporação resgatou 3.926, 5.217 e 6.252 animais, respectivamente.