3 de dezembro de 2022 - 19:41 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

Corpo de Bombeiros apagou 437 incêndios em Edificação Comercial em 2022

Combate a incêndios em edificações comerciais

Entre janeiro e novembro de 2022, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) debelou 437 incêndios em edificação comercial em todo território cearense. nesse ínterim, 344 incêndios em edificação comercial foram atendidos na capital e região metropolitana de Fortaleza, enquanto no interior, no mesmo período foram 93 incêndios. Com esta tipologia, em novembro, foram registrados 21 incêndios, menor número do ano, do mesmo modo, em abril foram registrados 47, maior número do ano.

“Dessa forma, atendemos até novembro desde ano 437 incêndios, número maior que o ano de 2021, onde apagamos 423 incêndios, mas igual a 2020, porém menor do que 2019, onde chegamos a atender 472 incêndios”, concluiu o coronel comandante-geral do CBMCE, Ronaldo Roque de Araújo.

Corpo de Bombeiros apagou 437 incêndios em Edificação Comercial em 2022

Causas de incêndios em edificação comercial

A princípio, tudo pode acontecer, mas a maior incidência que verificamos tem a ver com problemas em instalações e equipamentos elétricos. Dentre estas destacamos: Excesso de carga, Curto-circuito, Contato imperfeito (mau contato), Fusíveis e disjuntores, como também: Superaquecimento e falta de manutenção em equipamentos.

Prevenção

Em síntese, sempre faça a manutenção da rede elétrica. Manter a rede elétrica em dia é fundamental para evitar incêndios, afinal os curtos-circuitos são as causas mais comuns para acidentes. E, na maioria dos casos, essas situações poderiam ser evitadas se houvesse uma manutenção adequada na rede e nos equipamentos.

Assim, a dica é estabelecer práticas de manutenção periódicas, analisando o estado da fiação e o funcionamento de toda a rede, fazendo as trocas e reparos sempre que necessário, evitando acidentes.

Recomendações

Em nenhuma hipótese, a população deve tentar apagar incêndios, para que não ocorram acidentes. “Ao avistar um incêndio, as pessoas devem ligar imediatamente para o número 193, que é o nosso canal de atendimento”, recomenda o comandante-geral Ronaldo Roque. “Sem o preparo físico, o conhecimento adequado e os equipamentos necessários, fatalmente essas mesmas pessoas acabam se tornando vítimas dos incêndios”.

Novos equipamentos

Corpo de Bombeiros apagou 437 incêndios em Edificação Comercial em 2022

Na ocorrência de incêndio em edificação comercial desta sexta-feira (2), pela primeira vez utilizamos na mesma ocorrência três dos novos equipamentos adquiridos pelo Corpo de Bombeiros. Na fotografia vemos o robô aircore com turbina TAF 35 ao lado da viatura auto turbina móvel, além da escada Magirus.

incêndio em edificação comercial

A capacidade da Turbina Móvel foi posta à prova nessa ocorrência. Com a nebulização da água, houve a quebra das partículas de fogo e o controle do incêndio com um menor consumo d´água. Quando as chamas baixaram, foi possível utilizar ainda outra capacidade da Turbina Móvel, que é a ventilação positiva, removendo a fumaça do ambiente.

Em síntese, o equipamento joga ar no ambiente e expulsa a fumaça do recinto, o que permite que as equipes dos bombeiros possam entrar no prédio com mais segurança e sendo submetidos a uma temperatura mais baixa e com maior visibilidade.

robô aircore taf 35 cbmce

O robô AirCore TAF35

O robô AirCore TAF35, da marca Magirus, modelo TAF 35, Versão MY2018, Ano de fabricação; 2021, conta com acionamento através de controle remoto com alcance de até 500m, turbina com inclinação de +50º até -20º e pode ser levantada até 4m, com unidade de esteira rolante (lagarta sólida com motor cummins 3300 cm³ 65 3hp diesel, com lâmina de escavadora montada a frente, potência de elevação de 1.000kg e arrasto de 3.800kge câmera térmica FLIR 65.

Como também, permite 03 (três) operações em uma só máquina: VENTILAÇÃO POR PRESSÃO POSITIVA, tática de combate a incêndio que permite a expulsão de calor e fumaça de um espaço confinado (túnel – edifício – hangar), RESFRIAMENTO, reduzindo a temperatura do fogo e emissão de gases, e a EXTINÇÃO do fogo; – Possui fluxo de ar da turbina com alta capacidade (105.000 m³/h de ar a 170 km/h), o que empurra o fluxo de água ou espuma a uma distância 10% maior do que um sistema convencional com a mesma saída.

O resultado é a criação de um fluxo de neblina que atua na extinção de incêndios a grandes distâncias: até 80 metros com uso do jato sólido de água, e até 60 metros no modo neblina.

Enfim, o nosso robô ajudou bastante na diminuição do tempo de rescaldo, na retirada da fumaça e no resfriamento do ambiente, além de remover uma série de equipamentos mais pesados isolando-os dos pequenos focos. Suas câmeras, entre elas, uma é térmica.

A câmara térmica aponta e localizamos onde está mais quente e/ou frio, tornando o combate mais eficiente.