23 de novembro de 2022 - 10:51 #

Ascom CBMCE I Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio (Cats)

O Curso se realizou no 25º Batalhão de Caçadores no Piauí

Corpo de Bombeiros realiza Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio no Piauí.

A princípio, entre o período de: 25 de outubro e 22 de novembro de 2022, foi promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) em parceria com a Federação Internacional de Psicologia das Emergências (FIPE) e a Faculdade Rodolfo Teófilo.

Ampla parceria

O 28º Curso de Atendimento a Tentativa de Suicídio foi coordenado pelo tenente coronel José Edir Paixão de Sousa e contou com a participação de instrutores do CBMCE; Exército Brasileiro; Policia Militar do Estado de São Paulo; Polícia Militar do Amapá e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.

Como também, as aulas teóricas foram ministradas na modalidade de Ensino a distância (EaD), enquanto que as aulas práticas aconteceram no Quartel Central do Corpo de Bombeiros do Piauí. Assim como, em espaços abertos da cidade de Teresina (PI).

Ao final das atividades práticas, em que os discentes tiveram a oportunidade de executar intervenções em diversos cenários, onde foi possível expor os alunos as mais complexas situações físicas e mentais, inclusive com a utilização de meios que pudessem colocar, em uma situação real, tanto vítimas como profissionais de segurança em situação de risco.

Doutrina

Por fim, todos os 30 alunos pertencentes ao Exército brasileiro, a Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar do Piauí, Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, Policia Penal do Piauí e Guarda Civil Municipal de Teresina lograram êxito e concluíram o curso. Desde modo, 30 interventores em tentativa de suicídio foram certificados pela (FIPE). Em síntese, estes profissionais levarão a doutrina de atendimento a tentativa de suicídio para suas respectivas forças em que serão aplicadores, colaborando para a difusão do conhecimento na área.

O Curso contou ainda com o apoio logístico do 25° Batalhão de Caçadores do Exército brasileiro, comandado pelo Coronel Paulo Ricardo Borges de Aguiar que forneceu toda estrutura necessária para a realização do evento.

Em caso de crise, é possível também ligar para o número do CVV 188 e/ou acionar as forças de segurança pública pelos telefones 190, 192 e 193. Os suicídios são evitáveis, portanto, todo esforço é válido para salvarmos vidas.