Alunos do CHO BM participam de instrução na 6ªCia – Aeroporto de Fortaleza

21 de novembro de 2022 - 15:13 #

ASCOM CBMCE

Alunos do CHO BM realizam visita técnica na 6ªCia - Aeroporto Internacional de Fortaleza

Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais participam de instrução na 6ª Companhia do 1º Batalhão, no Aeroporto Internacional de Fortaleza

A 6ªCia/1ºBBM, destacada no aeroporto internacional de Fortaleza, Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), recebeu na manhã de hoje (21/11) os Alunos do Curso de Habilitação de Oficiais (CHO BM) com o intuito de participarem de uma instrução operacional naquela Unidade Militar.

A instrução faz parte da disciplina “Operações Bombeiro Militar”, e foi capitaneada pelo Tenente Coronel BM Osvaldo, Instrutor da matéria. O indigitado militar já teve a oportunidade de ser Comandante Adjunto da Companhia no período de 2017 a 2019 e fez questão de trazer os alunos para conhecer como se processam todas as atividades na Seção Contra Incêndio do Aeroporto, dada a importância da função de bombeiro de aeródromo no rol de atividades do CBMCE.

A palestra foi proferida pelo 2° TEN QOABM Paiva, Comandante adjunto da Unidade, onde foi apresentada toda estrutura organizacional administrativa e operacional da Companhia. Os alunos puderam entender a forma com a qual ocorrem as ações de atendimento às ocorrências, sejam aeronáuticas ou não, capacitações obrigatórias exigidas do efetivo, além de todas as atividades pela quais são submetidos os bombeiros militares da Unidade.

O evento contou ainda com o apoio logístico dos ST Alexandre, ST Rômulo, ST Pedro Jorge, ST Ezequias e ST Pádua, que também são alunos do Curso e fazem parte do efetivo da Companhia. Auxiliaram também outros BBMM da Equipe de Serviço do dia para que toda a visita fosse proveitosa a cada um dos participantes.

Cumpre destacar que, no rol de atividades da Companhia do Aeroporto, todo o funcionamento e meios para sua execução são definidos em Normas Internacionais, Normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), além de outras definidas pela Fraport Brasil S.A, concessionária e Operadora do Aeroporto. Na parte da hierarquia e disciplina do efetivo seguem-se os regramentos do CBMCE.

Essas visitas são de suma importância para se apresentar a especificidade que é o serviço de bombeiro de aeródromo e para que ações bem sucedidas dentro da 6ªCia/1°BBM possam ser difundidas em outras Companhias, podemos citar entre elas: o Programa de Treinamento Recorrente para Bombeiro de Aeródromo (PTR-BA), o Programa de Condicionamento Físico (PCF), os indicadores de desempenho, além de outras boas práticas de gestão e governança.

Nas palavras do TC Osvaldo, “a manutenção dos bombeiros militares na Companhia do Aeroporto representa uma oportunidade de mostramos ainda mais a importância do CBMCE no bojo do cumprimento de todas as incumbências constitucionais” e acrescenta ainda que “boas práticas aprendidas na 6ªCia/1°BBM no tempo em que era o Comandante Adjunto , serve de exemplo na Unidade a qual hoje é o Comandante”.

Já o Tenente Coronel Cláudio, Comandante da 6ª Cia/1°BBM, que não pôde estar presente por questões de missões institucionais, enviou uma mensagem de felicitações pela visita dos futuros Oficiais e acrescentou que a Unidade Militar está de portas abertas para todos os que compõe o CBMCE a fim de que possamos juntos construir uma Corporação cada vez melhor.