Combate a incêndios e resgates ganham reforço com a entrega de equipamentos de tecnologia avançada

16 de novembro de 2022 - 20:14 #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto | Carlos Gibaja e Helene Santos Fotos

Importante reforço para o combate a incêndios, principalmente em áreas florestais, e no resgate de vítimas de ocorrências diversas. Para fortalecer a atuação do Corpo de Bombeiros Militares do Ceará (CMBCE), a governadora Izolda Cela entregou, na manhã desta quarta-feira (16), uma viatura de ataque principal sobre esteiras com turbina, conhecida como Firebull, e uma viatura multioperações autobomba plataforma, chamada de Multistar. A entrega aconteceu no Quartel Central do CBMCE, em Fortaleza, com as presenças de representantes da cúpula da Segurança Pública e outras autoridades.

Com investimento superior a R$ 20 milhões, os dois equipamentos foram adquiridos por meio do Programa de Modernização Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os equipamentos são fabricados pela empresa alemã Magirus.

A governadora Izolda Cela destacou que o investimento dinamiza e potencializa o trabalho da Corporação, que é reconhecida pelos serviços prestados aos cearenses. “Esses equipamentos qualificam ainda mais a atuação técnica do Corpo de Bombeiros, trazendo multiplicidade no enfrentamento a incêndios. O Firebull, por exemplo, vai nos terrenos mais desafiadores, que têm água e precisam ser atravessados. O Multistar tem funções tanto de salvamento quanto de enfrentamento. Isso também oportuniza uma ação mais segura, preservando a vida e integridade dos bombeiros”, afirmou.

Sandro Caron, titular da SSPDS, afirmou que a entrega faz parte do compromisso contínuo com o fortalecimento da Segurança Pública do Ceará. “O Estado possibilita às forças de segurança os melhores equipamentos não só do Brasil, mas também do mundo. O Corpo de Bombeiros do Ceará é o primeiro das Américas a contar com o caminhão Firebull”, disse.

Prevenção e combate

Entre janeiro e outubro de 2022, o Corpo de Bombeiros debelou 3.836 incêndios em vegetação em todo o território cearense. Além disso, foram registradas 308 ocorrências de incêndio em rede elétrica nos dez primeiros meses do ano em todo o Ceará.

O comandante-geral do CBMCE, coronel Ronaldo Roque, explicou que os caminhões possuem tecnologia que possibilita ganhos em eficiência e economicidade nas ações de combate e prevenção. “A ação da Corporação será integrada à manutenção e prevenção do meio ambiente. Essas viaturas trabalham com um sistema que conseguem pulverizar a água a um nível que potencializa o poder de extinção, ficando em partículas minúsculas, quebrando a reação em cadeia. Isso extingue o fogo mais rápido, com menor gasto de água”, pontuou.

O Firebull é um caminhão sobre esteiras equipado com uma turbina. As esteiras permitem acesso em qualquer terreno, mas com uma manutenção econômica. A turbina é muito eficiente por jogar jatos sólidos (a 80 metros) e jatos neblina (a 60 metros).

A soldada Fabrine Oliveira será uma das responsáveis por operar o equipamento. “Fiquei muito lisonjeada pelo convite de operar essa máquina. Ela é muito eficiente e potente, além de ser autoproteger numa situação de combate a incêndio”, disse.

O Multistar, por sua vez, é um caminhão com uma plataforma de 30 metros de altura. Foi adquirido totalmente equipado, com 9m³ distribuídos com 1,8 toneladas de equipamentos, todos acondicionados em seus locais. A viatura vai facilitar sua localização na viatura e contribuir para a sua preservação por mais tempo. O equipamento vai contribuir no combate a incêndio, mas também na busca e salvamento, principalmente aéreo, por dispor de uma plataforma com 30 metros de altura. Também poderá ser utilizado para operações de salvamento terrestre, já que a sua autoescada atua inclusive em ângulo invertido. Além disso, tem capacidade para atuar em acidente de trânsito com vítima presa às ferragens, como também no atendimento pré-hospitalar.

Homenagens

Na oportunidade, a governadora foi homenageada com a comenda Destaque da Prevenção, concedida pelo Corpo de Bombeiros Militares do Ceará. A homenagem reconhece o trabalho e os esforços daqueles que contribuem para o crescimento e desenvolvimento da segurança contra incêndio no Ceará, fortalecendo a prevenção por meio da estruturação dos meios e mecanismos.

Os alunos do colégio do CMBCE também prestaram homenagem à chefe do Executivo Estadual com a entrega da comenda Educador Paulo Freire.

Presentes

Também participaram da solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Carlos Décimo; o secretário-executivo da SSPDS, Samuel Elânio; o comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Márcio Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos; o diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, coronel Clairton Abreu; o perito-geral do Ceará, Júlio Torres; e outras autoridades.