4 de novembro de 2022 - 13:42 #

Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Ascom CBMCE

Profissionais da Segurança Pública participam do Curso de Salvamento Aquático

Nesta quarta-feira, 03 de novembro, 45 militares iniciaram o curso, contudo, somente 27 militares conseguiram superar os desafios de uma jornada de 48 dias no universo do Curso de Salvamento Aquático (CSA). O curso iniciou em 12 de setembro e foi concluído no final de outubro. Além de 21 Bombeiros Militares, dos quarteis da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo, Fortaleza e Caucaia), também tivemos Bombeiros de Iguatu, 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar e Jijoca de Jericoacoara, Posto Avançado de Jericoacoara e 1 Bombeiro Militar, do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), primeira Bombeiro Militar mulher a concluir o Curso de Salvamento Aquático (CSA). Como também 2 Bombeiros Militares do Estado do Rio Grande do Norte, 3 Policiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

O Curso foi uma realização da Academia Estadual de Segurança de Pública (Aesp) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por meio do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).

O Curso de Salvamento Aquático (CSA)

“Foi um curso muito técnico, que exigiu um bom preparo físico dos participantes, mas, principalmente, muita vontade de aprender. Foi ensinado o que há de mais atualizado hoje em doutrina de salvamento aquático no Brasil e no mundo”, explica o capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, um dos coordenadores do curso, que concluiu, em primeiro lugar, o Curso de Guarda Vidas promovido pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo.

A carga horária foi de 366 horas de instrução entre instruções teóricas e práticas entre elas oceanografia e meteorologia, instrução de anatomia, de técnicas básicas de recuperação de afogado, de prevenção e salvamento aquático, de embarcações, moto aquática e bote, desde modo estão aptos e habilitados a tripular e a pilotar estas embarcações, instruções de caráter ambiental, como instruções de proteção e preservação das tartarugas marinhas dentre outros temas relacionados ao salvamento aquático no mar, em represas e lagoas.

Depoimento da soldado Saahra Jerônimo da Silva

Superação

Após muitos dias de lutas, o tão esperando dia de glória chegou!!!

Ao longo desses 48 dias, me reinventar, me reiniciei e dei início a uma longa história no Corpo de bombeiros militar do Ceará, não sabia o quão longe Deus iria me levar, mas aqui estou, etapa por etapa, sem distinguir qual seria a mais complicada, pois naquele momento a única coisa que me vinha na cabeça era superar.

Durante o CSA meus limites estavam sendo testados, meus medos, aflições e até mesmo as minhas emoções que chegavam a ser transparentes e não era essa mulher que o CSA precisava. Tive que enfrentar meus medos, sendo destemida em diversas situações e quando eu pensava que a maré estava baixa, o GI (grupo de instrutores) vinha com algo ainda mais desafiador a ponto de fazer minha cabeça embaralhar toda e dizer que eu não diria conseguir, porém algo gritava dentro de mim, não posso desistir!!!

E falando de algo desafiador, não poderia deixar de falar das corridas e natações, e Deus com sua infinita bondade me fazia escutar o turno lá atrás, estamos contigo!! E assim são os golfinhos, e foi assim que eu entendi que golfinho defende golfinho, chegando a ser quase religião, não abandonam ninguém e protegem um ao outro e assim era o nosso turno, independente do que estava acontecendo todos estavam lá.

E por fim quero relatar o que vivi durante nossos estágios tive uma grande oportunidade de fazer um resgate de um garoto de 12 anos, ao escutar “Bombeiro” olhei e pulei do terceiro degrau da escada, sem pelo menos olhar a que altura eu estava saltando, corri bastante e quando eu cheguei na vítima me veio um sensação de alívio e de emoção, pois eu estava ali preparada e cheia de vontade pra salvar aquele garotinho e não deixar que mal nenhum lhe acontecesse, ao sair da água eu meu canga fomos aplaudidos, mas como para população é difícil ver um mulher atuando, me veio uma moça e me falou palavras e não se contentando ela me abraçou e agradeceu me parabenizando e eu só sabia agradecer, e dizer a Deus que tenho sangue de bombeiro e naquele momento além de sangue de bombeiro eu tinha de um golfinho !!!

E agora desde já quero agradecer primeiramente ao senhor por ter me sustentado até, assim como fala lá em (), em segundo a minha família e em específico a mulher mais importante da minha vida e em terceiro a todos os alunos e instrutores que me caminharam comigo durante todo esse tempo.

Profissionais da Segurança Pública participam do Curso de Salvamento Aquático

Por fim, por ocasião da formatura, se realizou um simulado de salvamento aquático com a participação de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), além de moto aquáticas com a utilização da oxigenioterapia.

CSA 🐬