Corpo de Bombeiros entrega certificados do Curso Surf Salva

4 de novembro de 2022 - 16:23 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros entrega de certificados do Curso Surf Salva Vidas na Praia do Futuro

Corpo de Bombeiros entrega certificados do Curso Surf Salva Vidas

A Escola de Surf Fassola recebe os certificados de conclusão do curso Surf Salva

Corpo de Bombeiros realiza entrega de certificados do Curso Surf Salva na Praia do Futuro. Na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10).

A princípio, entre os dias 17 e 20 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) formou mais uma turma do curso Surf Salva. Na oportunidade, a Escola de Surf Fassola, situada na Praia do Futuro, iniciou o curso com 30 alunos, onde 27 conseguiram concluir o curso. Como também, a partir de agora possuem o conhecimento do que fazer em uma situação de afogamento, enquanto chega uma equipe especializada.

Durante o curso de 16 horas aulas, ministradas em 4 dias, o surfista aprendeu como resgatar um afogado usando sua prancha e como aplicar os primeiros socorros na areia de acordo com o grau de afogamento, e também, foram repassados outros conhecimentos como engasgo e queimaduras por caravelas. A solenidade de entrega dos certificados se realizou na manhã desta sexta-feira, 04 de novembro, por volta das 10 horas na sede da referida Escola de Surf.

Corpo de Bombeiros entrega certificados do Curso Surf Salva

De acordo com o coronel, “o Projeto Surf Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir com a redução do número de afogamentos. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação”, comentou o coordenador do Projeto.

Depoimento Anderson dos Santos

Surfista concludente do Curso Surf Salva.

Corpo de Bombeiros entrega certificados do Curso Surf Salva

Parceria

Essa parceria Sociedade e Instituição é fundamental, pois crescemos juntos e trabalhamos como transformadores na vida das pessoas e sem contar com a oportunidade de trabalho, pois muitos através do Projeto Surf Salva, estão trabalhando na área, porque foram qualificados com as instruções!!

Projeto Surf Salva

O Projeto Surf Salva se deu início em 1995 e foi implantado pelo capitão Ronald Aguiar, que em sua gestão, formou 100 surfistas. Já no ano de 1998, o 2º tenente Cláudio Barreto tomou uma iniciativa para o projeto se tornar permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

Conforme o atual coronel José Claudio Barreto, após a implantação do projeto, quase seis mil surfistas se formaram no curso e contribuíram na prevenção de afogamentos. “A cada nova turma, nós vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas. São mais de 6 mil surfistas formados ao longo da existência deste projeto”, relatou o oficial.

Vidas alheias e riquezas salvar!