21 de junho de 2022 - 18:59 # #

Ascom CBMCE | Jiboia de cerca de 2,5 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares em Horizonte

Bombeiros Militares de Horizonte resgatam cobra Jiboia de cerca de 2,5 metros

Jiboia de cerca de 2,5 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares em Horizonte. A cobra foi resgatada no Bairro Dourado, em Horizonte, na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), composta pelo subtenente J. Wilson, subtenente Adailton, sargento Diego Lima, soldado Moraes e soldado R Coelho, resgatou uma cobra Jiboia de aproximadamente 2,5 metros de comprimento, por volta das 10h30 da manhã desta terça-feira (21).

Segundo o solicitante, este se encontrava com os seus trabalhadores fazendo uma limpeza em seu quintal, quando se depararam com esse animal de mais ou menos 2,5 m em um cajueiro.

O resgate

O solicitante utilizou o número 193, logo após a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) acionou os bombeiros militares. Imediatamente, os bombeiros da 2ª Companhia do 2º Batalhão se deslocaram para o local da ocorrência.

Assim como, para o resgate da Jiboia foi utilizado uma pinça longa para réptil e luvas de proteção. O animal não apresentou nenhum ferimento aparente. Como também, posteriormente o animal foi devolvido ao seu hábitat natural.

Prevenção

A princípio, recomendamos à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Como também, ligar para o número 193.

Leia um pouco mais: Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras.

A Jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico: Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso País, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Em suma, a Jiboia resgatada mediu aproximadamente 2,5 metros de comprimento.

Balanço

Por fim, em 2022, entre janeiro e maio, foram resgatados 4.383 animais. Enquanto, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.