12 de junho de 2022 - 17:47 # # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata senhor de 64 anos de soterramento em Limoeiro do Norte

Bombeiros Militares de Limoeiro do Norte e Aracati resgatam senhor de 64 anos de soterramento

Corpo de Bombeiros resgata senhor de 64 anos de soterramento em Limoeiro do Norte. Na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18).

Por volta das 7h50 da manhã deste domingo, (12), os bombeiros militares da 2ª Companhia do 4º Batalhão foram acionados por meio do número 193, a ligação caiu direto no quartel, para atender uma ocorrência de soterramento, em Limoeiro do Norte. Imediatamente, a guarnição de serviço se deslocou até o Sitio Socorro, na zona rural de Limoeiro do Norte

A princípio, o senhor estava cavando uma fossa na frente de sua residência, que já estava com cerca de 4 metros de profundidade, quando veio as paredes laterais cederam e soterrou a vítima. Quando o socorro chegou, somente o senhor se encontrava soterrado.

De acordo com o tenente coronel Alexandre, “quando o socorro chegou, o senhor estava soterrado até o pescoço, essa pressão da areia sobre seu corpo causou dificuldade de respiração. Assim, utilizamos seis cilindros de oxigênio do Equipamento de Proteção Respiratória Autônoma (EPRA), onde o senhor respirou pelo EPRA até liberarmos mais seu corpo, facilitando a respiração natural”, comentou o comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão (2ªCia/4ºBBM), quartel de Limoeiro do Norte.

O resgate

Para o resgate, foi utilizado portas e telhas que escoraram o entorno da vítima, de modo que a conter as paredes que desabavam o tempo inteiro, pois a areia era frouxa e fina.
A princípio, esta contenção das paredes foi para proteger a vítima, assim como dar segurança de operação aos bombeiros. Contudo, depois de mais de 2 horas em revezamento, removendo areia, se concluiu que seria necessário uma maquina. Como também, o subtenente Marcos conseguiu de um conhecido seu uma máquina, trator, que auxiliou demais e agilizou o trabalho. O operador trouxe sua máquina voluntariamente. Muito obrigado!

Em síntese, após o resgate, o senhor de 64 anos de idade, estava consciente e orientada, mas se queixou de dores nos membros inferiores, foi imobilizada e conduzida pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para o Hospital São Camilo, em Limoeiro do Norte. O resgate foi concluído por volta das 15h30 da tarde.

Por fim, atuaram no resgate, além dos bombeiros militares de serviço: Sargento Freitas, soldado De Oliveira, soldado Cordeiro, soldado Tomaz, soldado Lucivando e soldado Augusto. Contudo, os demais bombeiros militares a seguir, de modo voluntário e estando de folga, também contribuíram com o resgate: Capitão Santiago, subtenente Marcos, subtenente Marceliano, cabo Ricardo, soldado Nairo, soldado Viana, soldado Mauro, soldado Hunald, soldado kennedy. Assim como, o apoio dos bombeiros militares do Aracati, 3ªCia/4ºBBM, soldado Moreira e soldado Monteiro.