10 de junho de 2022 - 11:49 #

Ascom CBMCE | Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra

CBMCE concluiu mais uma turma do Projeto Surf Salva na Praia da Taíba

1ª Companhia de Salvamento Marítimo concluiu aulas do Projeto Surf Salva da nova turma na Praia da Taíba

CBMCE concluiu mais uma turma do Projeto Surf Salva na Praia da Taíba. Com o objetivo de prevenir afogamentos, O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS), concluiu mais  uma turma do Curso de Surf Salva, para surfistas da Praia da Taíba, realizada na sede do Ponto de Apoio aos Surfistas (PAS). Na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) da Capital.

O curso, que se realizou entre 16 e 18 de maio, foi realizado durante três dias com carga horária de 16 horas / aula e foi coordenado pelo coronel Cláudio Barreto. O projeto conta com quatro instrutores bombeiros militares, entre eles, o major Chailon, subtenente Amaro, sargento Jairo e o soldado Batista.

Conteúdo Programático

Esta turma da Taíba, recebeu os certificados de conclusão, na manhã desta quinta-feira, (9). A carga horária e conteúdo programático com a realização de um simulado foram concluídos em maio. Como também, foi praticado no curso a abordagem a vítima consciente e inconsciente com uso da prancha e a aplicação do tratamento de acordo com o Grau de afogamento.

No final dos treinamentos o aluno tem condições de atuar na prevenção ao afogamento, se antecipando ao incidente e reduzindo as estatísticas, como também é capaz de aplicar o DLOMA com eficiência, assim como de aplicar a ressuscitação cardio pulmonar (RCP) e com muito mais espírito na preservação a vida do próximo e ao meio ambiente.

Depoimento

De acordo com o coronel Cláudio Barreto, o projeto conta com treinamentos sobre como utilizar uma prancha para resgatar afogados e como aplicar os primeiros socorros nas vítimas, até a aplicação do tratamento de acordo com o grau de Afogamento. “Iniciaram 20 surfistas, onde 17 conseguiram concluir o curso que contém treinamentos sobre como utilizar uma prancha para resgatar afogados e como aplicar os primeiros socorros”, informou o coordenador do Projeto Surf Salva.

Aluno Érico Frota

Projeto Surf Salva

O Projeto,  Surf Salva é uma das mais poderosas formas de contribuir com a redução do número de afogamentos. O curso tem conteúdo teórico e prático de quem conhece e está na praia todos os dias prevenindo, salvando e aplicando os primeiros socorros. O objetivo é ensinar aos surfistas as formas de ajudar a prevenir, salvar e a aplicar o suporte básico de vida, sem que para isto se torne uma vítima da situação.

História e evolução

O Projeto Surf Salva se deu início em 1995 e foi implantado pelo capitão Ronald Aguiar, que em sua gestão, formou 100 surfistas. Já no ano de 1998, o 2º tenente Cláudio Barreto tomou uma iniciativa para o projeto se tornar permanente, com o objetivo de ampliar a cobertura de guarda-vidas na orla marítima do Ceará.

Conforme o atual coronel José Claudio Barreto, após a implantação do projeto, quase seis mil surfistas se formaram no curso e contribuíram na prevenção de afogamentos. “A cada nova turma, nós vemos uma ampliação da capacidade do Corpo de Bombeiros de atuar na prevenção ao afogamento no mar. É uma rede de colaboradores que temos formado há mais de 20 anos e que já se revelou ser muito útil para prevenir acidentes e salvar vidas. São mais de 6 mil surfistas formados ao longo da existência deste projeto” , relatou o oficial.