29 de maio de 2022 - 16:00 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba em Canindé

Bombeiros Militares de Canindé resgatam cavalo de cacimba

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de cacimba em Canindé. Na manhã deste domingo (29), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), por meio da 6ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/3ºBBM) resgatou um animal (cavalo), em Canindé. Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

De acordo com o subtenente Genivan, “chegando no local da ocorrência, constatamos que um cavalo de 300 kg havia caído em uma cacimba de alvenaria de aproximadamente 6 metros de profundidade”, relatou o comandante do socorro.

O acionamento da ocorrência se deu pelo número 193 direto no quartel. Imediatamente a guarnição de busca e salvamento se deslocou até o um sítio na BR-020, Km 310, no Bairro: Boa Vista em Canindé.

Corpo de Bombeiros resgata cavalo

Conforme o subtenente Genivan, “para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões “, relatou o comandante do socorro.

Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro militar, que utiliza um cinto paraquedista, após a amarração no cavalo, o bombeiro foi içado primeiro e em seguida o cavalo foi resgatado.

Em síntese, após muito trabalho o animal de aproximadamente 300kg foi resgatado e entregue ao proprietário com apenas algumas escoriações devido a queda na cacimba.

Segundo o tutor do animal, Senhor Aglaílson, “o animal é de estimação e atende pelo nome de lampião e desde a madrugada desde domingo (29) estava desaparecido”.

Em resumo, a guarnição de busca e salvamento dos bombeiros militares da 6ªCia/3ºBBM que atuou no resgate do cavalo na cacimba em Canindé, foi composta pelo subtenente Genivan, subtenente A. Marcos, soldado R. Santos, soldado Gleison e soldado César, nas viaturas ABT 50 e ASP 43.

Corpo de Bombeiros orienta prevenção

Assim como, por prevenção, recomendamos que poços e cacimbas sejam cercados e sinalizados, bem como, tampados para se evitar situações como esta, evitando assim, acidentes com animais e crianças. Pois são curiosos e não tem noção do perigo.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.