29 de maio de 2022 - 08:54 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros apaga incêndio em oficina no Quintino Cunha

1º Socorro do Quartel Central apaga incêndio em oficina no Quintino Cunha

Corpo de Bombeiros apaga incêndio em oficina no Quintino Cunha. Na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6).

A princípio, na noite deste sábado, 28 de maio de 2022, por volta das 23h00 a guarnição de combate a incêndio do 1º socorro do Quartel Central apagou um incêndio em oficina no Bairro> Quintino Cunha.

A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acionou a 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/1ºBBM) que imediatamente se deslocou até o local da ocorrência.

O combate e o rescaldo

De acordo com o 1º tenente Luiz Júnior,” ao chegar no local da ocorrência, após reconhecimento e avaliação da situação, foi armada uma linha de ataque direta. com mangueiras e esguicho, do corpo de bomba da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 03 (ABTS 03) para debelar o incêndio”, esclareceu o comandante do socorro.

Após debelar as chamas, foi realizado o rescaldo de modo a garantir que não haveria reignição. Os danos causados pelas chamas foram: um compressor, uma lixadeira, uma furadeira, um ferro de soldar, máquina, e ferramentas diversas. Não houve vítima.

Em síntese, a guarnição do 1º socorro que atendeu a ocorrência foi composta pelo: 1º tenente Luiz Júnior, subtenente Leocádio, cabo Júnior, cabo Melo e soldado Cleuson.

Prevenção

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, no registro de eletricidade.