29 de maio de 2022 - 11:23 # #

Ascom CBMCE | CBMCE e PMCE atuam em incêndio de residência no Curió

CBMCE e PMCE atuam em incêndio de residência no Curió

Uma guarnição da PMCE apagou o incêndio usando um extintor de um comércio vizinho a residência sinistrada

CBMCE e PMCE atuam em incêndio de residência no Curió. Na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3).

A princípio, por volta das 08h22 a guarnição de combate a incêndio da 3ª Companhia do 1⁰ Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/1ºBBM), foi acionada para uma ocorrência de incêndio em residência na rua Capitão Justino Ferreira Ramos, no Bairro Curió, em Fortaleza.

De acordo com o 1º tenente Jairo Severino de Sousa BRASIL, ” encontrava-se no local uma guarnição da Policia Militar, no comando do subtenente Eridan, na viatura 16.183, que realizaram o combate com a utilização de extintores, de um comércio próximo, e água, debelando o incêndio que iniciou devido o vazamento no registro de pressão do botijão de 13 kg, gás de cozinha”, relatou o comandante do socorro.

O rescaldo

Como também, a guarnição retirou o botijão de gás de cozinha do local sinistrado e colocou em um ambiente aberto e arejado, pois a válvula de alívio, Plugue Fusível, foi acionada, ou seja, devido ao calor, a válvula derreteu e liberou o gás de dentro do botijão. A guarnição sangrou o restante do gás em segurança para evitar reignição.

O Plugue Fusível derrete quando exposto à temperatura entre 70 e 77 graus, liberando o gás liquefeito de petróleo (GLP) que está dentro do botijão do gás de cozinha, impedindo que ocorra a explosão do vasilhame.

CBMCE e PMCE atuam em incêndio de residência no Curió

Assim como, houve dano em um freezer vertical, um fogão, um micro-ondas, um gelágua, mobília, teto e paredes próximas ao local do gás de cozinha. Não houve vítima.

Em síntese,  CBMCE e PMCE atuam em incêndio de residência no Curió. Os bombeiros militares da Messejana (3ªCia/1ºBBM) que atuou na ocorrência foi composta pelo 1º tenente Brasil, o subtenente Elder, o subtenente Aragão, o 3º sargento Raulino e soldado Sousa, na viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 05 (ABTS 05).

Prevenção

Em conformidade a NBR 8473 – Regulador de Baixa Pressão para Gás Liquefeito de Petróleo (GLP),  o regulador de pressão deve ter vida útil de cinco anos a partir da data de fabricação.

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, no registro de eletricidade.

Como também, a cada cinco anos, conforme NBR 8473, todo o conjunto regulador de pressão, mangueira e braçadeira devem ser trocados, por exaurir o tempo de vida útil desse material.