Corpo de Bombeiros do Ceará – Uso de extintores contra incêndio

26 de maio de 2022 - 10:56 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros do Ceará - Uso de extintores contra incêndio

Corpo de Bombeiros do Ceará - Uso de extintores contra incêndio

Bombeiros Militares do Ceará falam sobre o uso de extintores contra incêndio

Corpo de Bombeiros do Ceará – Uso de extintores contra incêndio.

Você sabe utilizar o extintor de incêndio da forma correta? Calma, nós do Corpo de Bombeiros do Ceará, vamos lhe orientar da melhor forma possível e juntos extinguiremos possíveis dúvidas. Orientamos sobre esse tema, pois, por mais simples que pareça caso utilizado de forma inadequada poderá aumentar o incêndio em vez de acabar.

Tipos de Extintor

A princípio, para cada situação diferente existe um extintor específico. Como também, é importante que saibamos manipular de forma correta e evitar um mal maior. Assim como, em caso de fogo em equipamento energizado por exemplo, jamais poderá ser utilizado extintor que possua água em sua composição. A mesma lógica é utilizada para fogo em produtos químicos, caso utilizado água, ele podem reagir e aumentar as chamas.

Extintor com água pressurizada (CLASSE A), destinado para uso em materiais sólidos, por exemplo madeira, papel e tecido.

Extintor com pó químico (CLASSE B) destinado para uso em líquidos inflamáveis, age por abafamento.

Extintor com gás carbônico (CLASSE C) destinado para uso em equipamento elétrico energizado, por não ser condutor de eletricidade. Extintor com pó químico especial, destinado para uso em metais inflamáveis, agindo por abafamento.

Atualmente existe no mercado um extintor que está sendo mais utilizado, ele é o (CLASSE ABC) é como um trunfo pois esse tipo específico de extintor (ABC) pode ser utilizado tanto em materiais sólidos, líquidos inflamáveis, bem como, equipamentos energizados. Tendo em vista a praticidade de obter um equipamento só e utilizar nos mais diversos tipos de materiais combustíveis.

Corpo de Bombeiros do Ceará - Uso de extintores contra incêndio

Cuidado com o equipamento

Em síntese, é importante observar as condições de uso do extintor, verificar seu prazo de validade, pra qual tipo de material ele deve ser utilizado, observar o nível dele, caso tenha sido utilizado e o nível já estiver baixo será necessário a troca imediatamente. Importante que esteja em local apropriado, bem sinalizado e de fácil acesso, pois caso seja utilizado, é de grande valia que seja o mais rápido possível.

193, O telefone que salva!
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.
Vidas Alheias, Riquezas Salvar!