Heróis de quatro patas conquistam a plateia do Mundo SSPDS

21 de maio de 2022 - 22:22 # #

Ascom CBMCE | Heróis de quatro patas conquistam a plateia do Mundo SSPDS

Heróis de quatro patas conquistam a plateia do Mundo SSPDS

 

Nem só de heróis humanos são formadas as Forças de Seguranças do Ceará. As equipes também contam com o apoio de cães que inegavelmente trazem uma graça aos trabalhos. Mas, não se enganem. Mesmo com toda essa fofura, os bichinhos são muito comprometidos com o serviço e ajudam a solucionar crimes, resgatar pessoas e a encontrar ilícitos. Nesta sexta-feira (20), durante a Exposição Mundo SSPDS, que comemorou os 25 anos da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Polícia Militar do Ceará (PMCE), o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) exibiram um pouco das habilidades dos seus animais.

Uso no resgate de vítimas

O capitão do CBMCE e comandante do Canil de Busca com Cães, Eliomar Cordeiro Alves, apresentou as competências dos labradores Zeus e de sua irmã Nala, a cadelinha de três anos famosa por já ter ajudado em grandes tragédias, como no resgate às vítimas das grandes chuvas em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano.

Ele ressalta que a principal tarefa dos cachorros do Corpo de Bombeiros é o resgate, busca e salvamento de pessoas e, por isso, o vínculo do condutor com o animal é muito importante. “Até pela forma com a qual o cachorro passa a reagir em uma determinada situação, o condutor pode perceber que há algo ali, porque já conhece o comportamento do animal”, afirma. Após oito ou 10 anos de vida, os cães do CBMCE param de trabalhar e, segundo o Capitão Eliomar, em 100% dos casos, são adotados por seus condutores.

Durante a Exposição Mundo SSPDS, o CBMCE fez uma atividade com Zeus. Havia duas grandes caixas iguais de madeira, e um bombeiro foi escondido em uma delas, sem que o cachorro visse. Rapidamente, o animal identificou o local correto. Isso porque o treinamento não é baseado no sentido visual, mas no olfato. O animal, então, passou a latir, sinalizando que havia encontrado a pessoa.

Vidas alheias e riquezas salvar!