21 de maio de 2022 - 11:45 #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará. Estima-se que 500 mil pessoas por ano morrem por afogamento no mundo. É uma das maiores fatalidades da humanidade.

A maioria das vítimas por afogamentos são adultos, onde 85% dos óbitos são do sexo masculino e 15% do sexo feminino. Contudo, as crianças e adolescentes também são afetadas por esse incidente. 16,5% dos afogamentos foram de crianças de 0 a 14 anos, dados de janeiro a abril de 2022.

Basta um pequeno descuido na diversão ou uma imprudência para acontecer um óbito em alguns minutos.

No Brasil, por ano são 5 mil óbitos. Isso sem falar nos incidentes sem mortes, que superam 100.000 casos, gerando prejuízos incalculáveis.

Mas afinal, o que é um afogamento?

O afogamento ocorre quando um líquido entra em contato com as vias aéreas, podendo ser por imersão (água na face) ou por submersão (abaixo da superfície).

A importância do Guarda-vidas?

Procure se divertir ou nadar somente em áreas supervisionadas por guarda-vidas.
Pergunte ao guarda-vidas onde fica o melhor local para a diversão, pois ele conhece muito bem a área que está supervisionando.
Nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas.
Os guarda-vidas estão à disposição para orientar e esclarecer dúvidas, mas procure falar apenas o indispensável, para não distrair sua atenção.

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros do Ceará

Prevenção: Dicas que salvam!

Objetos flutuantes auxiliam, mas não substituem a falta de conhecimento, de habilidade e de preparo físico para natação.
Se você perceber que entrou em uma corrente marinha e não conseguir sair dela, chame socorro.
Se você não possui treinamento em salvamento aquático nunca entre na água para salvar uma vítima! Ligue para o Corpo de Bombeiros (193) e aguarde a chegada dos profissionais.
Fique atento as placas de sinalizações, os avisos de perigo e as orientações dos guarda-vidas.

Crianças

Atenção máxima para com as crianças! Mantenha sempre uma distância de um braço entre você e ela, mesmo na presença de um guarda-vidas. Lembre-se, os primeiros guarda-vidas são os pais e responsáveis. Como também, nunca se deve deixar uma criança sem supervisão. Assim como, equipamentos flutuantes e boias dão uma falsa sensação de segurança.
Mantenha a tranquilidade.

Ao ligar 193!

Responda as perguntas do atendente do Corpo de Bombeiros Militar.
Informe o tipo e local exato da emergência/evento assim como o número de vítimas e as principais características do ocorrido, as informações passadas são muito importantes para o deslocamento da viatura adequada.