18 de maio de 2022 - 10:58 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata cavalo de laje de residência abandonada em Itapipoca

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de laje de residência abandonada em Itapipoca

Corpo de Bombeiros resgata cavalo de laje de residência abandonada em Itapipoca. Nesta terça-feira (17), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) foi solicitado, por volta das 20h50min, para resgatar um cavalo que se encontrava em uma laje de uma residência abandonada, aproximadamente a 3 (três) metros de altura, em Itapipoca, na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

A equipe de Busca e Resgate da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), composta pelo subtenente Washington, soldado Ximenes e soldado Vidal, deslocou-se até o local da ocorrência, na Rua Caio Prado, Bairro Coqueiros, na viatura de Auto Salvamento 38 (AS 38).

De acordo com o tutor do animal ele estava se alimentando nas proximidades da residência, que se encontra abandonada, entrou no local e subiu até a laje do piso superior pela escada.

“O cavalo estava em um local de risco e o acesso se dava por meio de um corredor estreito, o que impossibilitava o retorno do animal pelo mesmo lugar que ele subiu”, esclareceu o subtenente Washington, comandante do socorro.

O resgate

O cavalo foi sedado pelo seu tutor. A equipe de busca e resgate da 5ªCia/3ºBBM, com sede em Itapipoca, contou ainda com o auxílio de um caminhão munck.

Foi feita uma amarração de fixação, utilizando 02 cabos, 03 fitas tubulares e 03 mosquetões, além fada fita de tração do munck é um grampo manilha. O animal foi então suspenso e colocado no solo, ficando aos cuidados de seu tutor. o animal não apresentou ferimentos aparente.

Balanço

Em síntese, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. Entre as espécies estão cobras, cavalos, jacarés, gatos-mouriscos, gambás, raposas, entre outros. Enquanto que o balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente.

Por fim, enquanto que em 2022, o CBMCE resgatou entre janeiro e abril 3.393 animais em todo o território estadual.