Corpo de Bombeiros Militar fala sobre resgate veicular

17 de maio de 2022 - 10:33 #

Corpo de Bombeiros Militar fala sobre resgate veicular

Bombeiros Militares falam sobre o resgate veicular

Corpo de Bombeiros Militar fala sobre resgate veicular.

Resgate veicular: conjunto de técnicas que salvam vidas.

Se você é fã de filmes de ação já deve ter visto alguma cena com acidente de trânsito ou mesmo que envolvesse resgate de vítimas. Muita tensão, nervosismo e confusão. Mas isso aqui não é ficção. Resgate veicular é uma das especialidades dos Corpo de Bombeiros e certamente você não gostaria de viver essa cena de cinema.
A princípio, o resgate veicular é coisa séria, e deve ser tratado como tal. Nossas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) são preparadas para atender as mais diversas ocorrências, com o emprego das técnicas certas, visando a segurança da vítima e de toda a guarnição.

O que é desencarceramento e extração?

No resgate existem, dentre as muitas etapas, o desencarceramento, que consiste em retirar as ferragens que possam atrapalhar a mobilidade ou mesmo prendendo a vítima, e a extração, que consiste na imobilização mais adequada para a retirada da mesma, visando diminuir possíveis traumas adicionais, diminuindo as taxas de mortalidade ou sequelas dos acidentados.
O Bombeiro militar costuma agir munido de toda técnica, ferramentas específicas e de alto desempenho, e com total controle da situação de estresse a qual está sujeito no momento da ocorrência.
Estatísticas.

Balanço

Em 2021, foram 11.647 mortes no trânsito, ou seja, a cada dia, 32 pessoas perderam a vida em acidentes em todo o Brasil. No Ceará, de acordo com os dados da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), só de janeiro a junho do ano passado, foram contabilizados 1.030 acidentes nas rodovias estaduais cearenses, que representa um aumento de 22,9% em relação ao mesmo período de 2020 com 838.
Eu vi um acidente, o que faço?

Então, ao ver um acidente, não tente ajudar, você pode acabar se envolvendo em outro acidente, e virando mais uma estatística. Ligue para o 193 e repasse a ocorrência. Se os bombeiros já estivem no local, mantenha-se afastado e permita que os nossos heróis possam bem exercer suas técnicas sem nenhuma intervenção ou distração externa. Seja você também um grande aliado na nossa corporação, nos ajudando com sua colaboração, e principalmente, dirija com responsabilidade e prudência.

Em síntese, o Corpo de Bombeiros fala sobre resgate veicular e sua importância na prevenção, por conta da prevenção, Maio Amarelo, juntos salvamos vida durante todo o ano.

193, O telefone que salva!
Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará.

Vidas alheias, Riquezas salvar.