15 de maio de 2022 - 13:33 # #

Ascom CBMCE | Jiboia de cerca de 3 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares em Ipueiras

Posto Avançado de Ipueiras resgata cobre Jiboia de cerca de 3 metros

Jiboia de cerca de 3 metros é resgatada pelos Bombeiros Militares. A cobra foi resgatada no Sítio Araçás, zona rural de Ipueiras, na Área Integrada de Segurança 16 (AIS 16).

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), composta pelo soldado Correia Lima, soldado Sérgio e soldado Getúlio, resgatou uma cobra Jiboia de aproximadamente 3 metros de comprimento, por volta das 20h30 dessa sexta-feira (13).

Segundo os moradores da localidade, o animal apareceu em um alpendre e tentava entrar uma residência quando uma cadela de estimação percebeu e alertou a família.

O resgate

O solicitante utilizou o número do WhatsApp do Posto Avançado de Ipueiras para registrar o sinistro. De imediato os bombeiros militares de plantão se deslocaram para o local da ocorrência.

Assim como, para o resgate da Jiboia foi utilizado uma pinça longa para réptil e luvas de proteção. O animal não apresentou nenhum ferimento aparente. Como também, posteriormente o animal foi devolvido ao seu hábitat natural.

Prevenção

A princípio, o Posto Avançado de Ipueiras (2ªCia/3ºBBM), recomenda à população a não tentar capturar o animal, mesmo não sendo uma cobra venenosa. O mais prudente é manter-se distante de todo e qualquer animal silvestre. Como também, ligar para o número 193 ou no caso de Ipueiras e região da Área Integrada de Segurança 16, o número: (88) 3423-1559, que a equipe está sempre de prontidão para atender aos chamados de emergência. Bombeiros dão dicas de segurança contra ataques de cobras.

A Jiboia

A jiboia é uma serpente que pertence à família Boidae, na qual estão as maiores espécies de serpentes não peçonhentas. Tem o nome científico: Epipremnum pinnatum. Assim como ela pode ser encontrada em quase todos os biomas brasileiros. A jiboia é um réptil que pode atingir até quatro metros de comprimento, entretanto, geralmente não apresenta mais de dois metros. As jiboias perdem em tamanho, no nosso País, apenas para a sucuri, sendo considerada, portanto, a segunda maior espécie da fauna brasileira.

Em suma, a Jiboia resgatada mediu aproximadamente 3 metros de comprimento e pesava cerca de 16 quilogramas.

Balanço

Por fim, o balanço de resgate de animais em Ipueiras, registrou o resgate de 44 animais, entre janeiro e abril de 2022. Destes, 17 foram cobras.

Em síntese, durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais resgatados.