Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre Primeiros Socorros em Quixadá

14 de maio de 2022 - 18:50 #

Ascom CBMCE | Batalhão de Combata a Incêndio de Quixadá

Bombeiros Militares de Quixadá realizam palestra sobre Primeiros Socorros para universitários

Corpo de Bombeiros realiza palestra sobre Primeiros Socorros para universitários de Quixadá. Bombeiros Militares do Quartel de Quixadá realizam palestra de Primeiros Socorros para Professores e Profissionais que acompanham e atendem alunos com deficiência, na Área Integrada de Segurança 20 (AIS 20).

Ao longo desta sexta-feira (13), o 1º Tenente Régis e o Soldado Oliveira estiveram no auditório do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), ministrando uma palestra para os profissionais do Centro de Formação, Monitoramento, Acompanhamento e Atendimento a inclusão (FORMAI) de Quixadá, cujo título era “Capacitar para Salvar: Primeiros Socorros”.

A palestra abordou alguns temas, levando em conta a necessidade do público alvo que participou do evento. Entre os assuntos abordados estava o procedimento correto a ser feito em caso de engasgo ou obstrução das vias aéreas (OVACE) em adultos, crianças, lactentes, pessoas obesas, gestantes e vítimas inconscientes. Abordou-se também como proceder em caso de convulsões e a importância do atendimento inicial, formas de estancar um sangramento, fraturas fechadas e abertas e reanimação cardiopulmonar (RCP).

O Centro Formai

O Centro FORMAI foi criado, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Quixadá para subsidiar a inclusão das crianças, jovens e adultos com deficiência, através do sistema BRAILLE para alunos cegos, Língua Brasileira de sinais – Libras para alunos surdos, serviço de psicopedagogia para crianças com dificuldades de aprendizagem e outras deficiências. O evento foi organizado e idealizado pela senhora Ana Amélia Silva – Coordenadora do Centro FORMAI e a senhora Aldenisa Peixoto – Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unicatólica, com uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Centro FORMAI e Unicatólica.

O público alvo foram os Professores e Profissionais de Apoio, que atuam junto ao Centro FORMAI, totalizando um quantitativo de 206 pessoas, divididas entre os turnos matutino e vespertino. A palestra teve como objetivo alertar e orientar como proceder em casos de emergências e urgências cotidianas que esses profissionais possam encontrar no ambiente escolar, em casa e nos mais diversos recintos que os mesmos venham a frequentar.

Na oportunidade, o público dispôs de oficinas para praticar os procedimentos repassados, experienciando com base em situações hipotéticas.