13 de maio de 2022 - 21:03 # #

Ascom CBMCE | Uma Bebê de apenas nove meses engasga e é salva por bombeiros militares do Conjunto Ceará

Militares foram ágeis no socorro à criança que se encontrava engasgada

Uma Bebê de apenas nove meses engasga e é salva por bombeiros militares do Conjunto Ceará. Na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2).

Na tarde desta sexta-feira, 13 de maio de 2022, por volta das 15 horas e 17 minutos, após sofrer um engasgo durante a alimentação, a suspeita é que foi por um pedaço de carne. O caso foi registrado na Avenida F, número 629, sede da 5ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar.

A mãe da criança acompanhada de sua irmã, após perceberem o engasgo e não conseguirem solucionar não pensaram duas vezes, se dirigiram em seu veículo até o quartel do Corpo de Bombeiros no Conjunto Ceará. A iniciativa agilizou o atendimento, que ocorreu na entrada do quartel, a resposta ágil dos bombeiros militares que se encontravam no corpo da guarda, foi crucial no atendimento da criança, já que um engasgo pode levar à morte em poucos minutos.

Os bombeiros militares e o resgate

Atuaram no resgate, o subtenente Florêncio, o subtenente Neto e soldado Arnaldo, que estavam no corpo da guarda, prestaram os primeiros socorros, fazendo uso da manobra Heimlich e conseguiram desengasgar a criança. Após a eficiente atuação. Como também, por prevenção. foi orientado que as senhoras se deslocassem para uma unidade de saúde, para avaliação clínica da criança, apenas de modo complementar.

Prevenção

Manobra de Heimlich em bebês, clique aqui e assista as orientações da capitã Carolina Olinda.

Outro caso

Nesta, sexta-feira (13), a guarnição de busca e salvamento 1, ao se deslocar para uma ocorrência na Avenida Presidente Castelo Branco, foi abordada por um casal que se encontrava em um UBER, onde se encontrava uma criança com inicio de engasgo. Outro resgate semelhante ao primeiro, desta vez uma criança de cinco meses de vida, os pais desceram do UBER trancando a viatura já com a criança nos braços.

De acordo com o tenente Francenildo, “imediatamente iniciamos as manobras de desengasgo, conforme protocolo de Heimlich. A manobra foi um sucesso e logo se ouviu o choro da criança”, relatou o comandante do socorro. Igualmente ao primeiro caso, após estabilização da criança, por prevenção, foi orientado que os pais se deslocassem para uma unidade de saúde, para avaliação clínica da criança, apenas de modo complementar.

Atuaram na ocorrência, o tenente Francenildo, o soldado Roger, o soldado Nascimento, o soldado Cristiano e a soldado Liamara, na viatura de Auto Salvamento 65 (AS). Guarnição de busca e salvamento 1, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS).