Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre resgatam gaviões em Fortaleza e Caucaia

11 de maio de 2022 - 15:57 #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre resgatam gaviões em Fortaleza e Caucaia

Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre resgatam gaviões em Fortaleza e Caucaia

salvamento 4 de Caucaia com o gavião asa-de-telha com veterinário Dr. Bruno Pessoa

Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre resgatam gaviões em Fortaleza e Caucaia. Nas Áreas Integradas de Segurança 3 de Fortaleza e 11 do Estado (AIS 3 e 11).

Na manhã dessa terça-feira (10), a guarnição de busca e salvamento 4, resgatou um gavião asa-de-telha (Parabuteo unicinctus), em Caucaia. Enquanto, que na manhã desta quarta-feira (11), a guarnição de busca e salvamento 2, resgatou um gavião-carijó (Rupornis magnirostris), no Bairro Messejana, em Fortaleza.

Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre resgatam gaviões em Fortaleza e Caucaia

salvamento 2 do Cambeba com o gavião-carijó com veterinário Dr. Adson

Atendimento e recuperação

A principio, posteriormente ao atendimento veterinário e recuperação, o animal será encaminhado, junto aos órgãos ambientais, para posterior soltura (com o respectivo Termo de Soltura, da IN 10/2012), conforme art. 25, parágrafo. 1º, da Lei 9605/98, por profissional habilitado. Caso não seja possível reabilitação e soltura, será confeccionado, pelo órgão ambiental responsável, Termo de Depositário Fiel (ou de Guarda) a indivíduo que conceda qualidade de vida ao animal (articulação esta que ficará a cargo do Instituto Pró-Silvestre realizar).

Parceria

O Corpo de Bombeiros em parceria com o Instituto Pró-Silvestre novamente realizam conjuntamente resgates com a melhor destinação possível ao animal, o qual ficaram amparados por exímio atendimento veterinário do Instituto. Parceria grandiosa que somam esforços em prol da fauna silvestre: Corpo de Bombeiros e Instituto Pró-Silvestre.

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais resgatados.

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O CBMCE orienta ainda que poços, valas e cacimbas devem ser cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.

Vidas alheias e riquezas salvar!