Correntes de retorno, cuidados ao iniciar atividades aquáticas

10 de maio de 2022 - 14:03 # # #

Ascom CBMCE | Correntes de retorno, cuidados ao iniciar atividades aquáticas

Correntes de retorno, cuidados ao iniciar atividades aquáticas

Correntes de Retorno. Cuidados ao iniciar atividades aquáticas.

Correntes de retorno, cuidados ao iniciar atividades aquáticas. Uma das maiores causas de afogamento nas praias com onda da costa brasileira. As correntes de retorno são um risco real para banhistas. Por isso, é fundamental conhecer melhor esse fenômeno, respeitar as sinalizações e orientações dos guarda-vidas para se evitar situações de afogamento nas praias.

A Praia do Futuro é um dos pontos turísticos mais visitados do Brasil. Sua infraestrutura de atendimento ao cliente, com uma variedade de restaurantes, é convite ao enorme número de turistas que visitam esse cartão-postal da capital cearense.

A princípio, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) sugere dicas de prevenção aos banhistas e frequentadores da Praia do Futuro. Inicialmente, precisamos refletir: Qual é a melhor forma de evitar afogamentos? O que eu devo fazer em caso de urgência?

—  Como são geradas as correntes de retorno?

Essas correntes são geradas pelo acúmulo de água no raso, devido à ação do vento e das ondas. Elas são curtas, estreitas, ficam mais intensas próximo à maré baixa e, principalmente, quando as ondas estão grandes, podendo chegar a 3 m/s ao fluir para fora da arrebentação mais rápida que um nadador olímpico.

—  Como sair uma corrente de retorno?

Inicialmente, caso você se encontre nessa situação, mantenha a calma, flutuando, se possível tente nadar na diagonal ou peça ajuda. Vale lembra que essas correntes não puxam ninguém para baixo. Bem como, nunca nade contra a maré é uma péssima ideia.

—  Principais Características:

Região com menor frequência ou ausência de quebras de ondas. Água de coloração diferenciada (mais clara ou mais escura, devido à maior profundidade ou pela agitação da areia). Esteja atento às sinalizações e orientações dos salva-vidas. ?

Correntes de retorno, cuidados ao iniciar atividades aquáticas

Vidas alheias e riquezas salvar!