10 de maio de 2022 - 11:08 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica

Os cuidados na utilização da energia elétrica

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica. As orientações são conhecidas e a maioria das pessoas já ouviu falar dos riscos da eletricidade, mas basta apenas um descuido para que a situação mude completamente, saia do controle e possa provocar até mesmo a morte. A princípio, infelizmente, os números de ocorrências desta natureza continuam em um patamar alto no Brasil, como aponta o Anuário Abracopel 2022, divulgado recentemente pela Associação Brasileira para a Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel).

O balanço 2020 e 2021

761 mortes ocorreram em 2021, em decorrência de 1.585 acidentes de origem elétrica no Brasil. Enquanto em 2020, foram 1.502 ocorrências, que resultaram em 764 óbitos, conforme a publicação.

Ainda segundo o documento, a maior parte dos incidentes ocorreram em residências, somente em 2021, a associação documentou 215 acidentes que causaram 190 mortes, em todo o Brasil. As causas são mais variadas e muitos ocorreram em situações cotidianas.

Corpo de Bombeiros orienta sobre os cuidados na utilização da energia elétrica

Em 2021, as principais causas de acidentes em residências foram: fiação partida ou sem isolamento (45 acidentes com 37 mortes), seguido por eletrodomésticos e/ou eletroeletrônico (35 acidentes com 31 mortes), benjamins, tomadas e extensões (28 acidentes com 28 mortes), cercas energizadas (24 acidentes com 23 mortes) e por fim, carregador de celular (20 acidentes com 16 mortes), entre outras situações.

Prevenção: Os cuidados na utilização da energia elétrica

Em síntese, com simples ações no nosso cotidiano podemos evitar esse tipo de acidente. Por exemplo, desligando equipamentos da tomada quando estiver ocorrendo tempestades (riscos de raios). Como também, não utilizando muitas extensões ou (T) com vários equipamentos na mesma tomada, bem como, sobrecarregando aquele ponto de energia. Enfim, atitudes simples que Salvam vidas!

Por fim, esses acidentes podem ser evitados com facilidade, e que, muitas vezes dependem apenas de medidas preventivas simples que estão ao nosso alcance, mas que são de grande valia para que possamos reduzir esses riscos, seja em nossa casa, trabalho ou até mesmo na rua.