8 de maio de 2022 - 20:23 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros salva 9 banhistas de afogamentos em praias do Ceará

Corpo de Bombeiros salva 9 banhistas de afogamentos em praias do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam 9 banhistas de afogamentos, realizam 942 prevenções, encontram 3 crianças e realizam um atendimento pré-hospitalar

Corpo de Bombeiros salva 9 banhistas de afogamentos em praias do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou 9 banhistas, todos com vida, vítimas de princípios de afogamentos, neste fim de semana, como também somou 942 prevenções nas praias de Fortaleza, Caucaia e Aracati, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11 e 18 (AIS 11 e 18) do Estado.

O balanço dos resgates e prevenções compreende o período da sexta-feira (6), sábado (7) e o domingo (8).

Os resgates

Em síntese, os guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) que atua na Praia do Futuro realizou 9 (nove) resgates, dos quais 01 (um) do Rio de Janeiro e 2 (dois) da Pacatuba/CE e 6 (seis) de Fortaleza/CE. Sendo: 4 (quatro) adultos, com idades de: 44, 36, 27 e 25 anos e 3 (três) adolescentes, com idades de 13 (2) e 15 anos, como também duas crianças com idades de 7 e 11 anos. Como também se realizou 1 (um) atendimento pré-hospitalar, queda de pressão, onde a vítima preferiu se dirigir a uma unidade clínica por meios próprios.

Assim como, foram realizadas 591 prevenções na Praia do Futuro. E, foram encontradas 3 (três) crianças perdidas, com idades de: 5, 8 e 9 anos, que foram entregues ilesas aos respectivos responsáveis. Todos os resgates ocorreram no posto de guarda-vidas 11 (PGV 11), na Praia do Futuro. Um dos resgates teve o apoio da moto aquática.

A 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS) que atua em Caucaia realizou 290 prevenções.

A 3ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/4ºBBM), com sede no Aracati realizou 61 prevenções.

Corpo de Bombeiros salva 9 banhistas de afogamentos em praias do Ceará

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 942 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e cinco motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, informou o 1º tenente Bruno Torquato de Sousa, oficial de praia deste final de semana na Praia do Futuro.