7 de maio de 2022 - 10:43 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata gato preso em Itapipoca

Bombeiros Militares de Itapipoca resgatam gato preso em ambiente confinado

Corpo de Bombeiros resgata gato preso em Itapipoca. Na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

Os bombeiros militares resgataram um gato preso em ambiente confinado na manhã dessa quarta-feira (4), por volta das 7h40 da manhã. O resgate ocorreu na Rua José Romero, no Mercado da Estação, em Itapipoca. Imediatamente, após acionamento via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) a guarnição se deslocou ao local informado pela Senhora Lane.

De acordo com a solicitante, “o gato encontra-se preso entre as chapas de um lado do contêiner”, informou.

O resgate

Após identificar o local aproximado onde o gato se encontrava preso, pelo som do gato, os bombeiros militares de Itapipoca, utilizando a peça hooligan e uma marreta abriram uma chapa do contêiner e resgataram o gato. Possivelmente entrou por um pequeno espaço e não conseguiu sair.

Prevenção

Prevenir é o conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Sempre devemos deixar locais de acesso a esgoto e caixa de passagem tampadas, pois estes animais não tem noção do perigo e muitas vezes acabam se machucando.

Em síntese, os Bombeiros resgatam filhote de gato preso em tubulação. O gato era de rua mas foi adotado pela proprietária da residência. O resgate foi realizado pela guarnição de busca e salvamento 1, da 1ª Companhia do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS).

Balanço

Durante o ano de 2021, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 6.252 animais em todo o território estadual. O balanço de 2021 é superior aos anos de 2019 e 2020, quando a corporação resgatou 3.919 e 5.217 animais, respectivamente. Enquanto que o balanço entre janeiro e abril do corrente ano, em todo o Estado, 3.393 animais foram resgatados.

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados. O CBMCE orienta ainda que poços, valas e cacimbas devem ser cercados, sinalizados e tampados para evitar situações de acidentes com animais e crianças.