Corpo de Bombeiros resgata vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba

5 de maio de 2022 - 09:41 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros resgata vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba

[07:54, 05/05/2022] Eduardo Fideles: Na tarde desta quarta feira, por volta das 15h, Bombeiros de GUARAMIRANGA resgatam vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba [07:54, 05/05/2022] Eduardo Fideles: Vítima e dois amigos foram pescar na localidade de encosta [07:55, 05/05/2022] Eduardo Fideles: Esbarraram com as abelhas e foram atacados [07:55, 05/05/2022] Barbara Sena Svm: Passada [07:55, 05/05/2022] Barbara Sena Svm: Pavor de abelhas [07:55, 05/05/2022] Eduardo Fideles: A vítima estava consciente, orientada mas muito debilitada, sem condições de andar e ainda sob ataque das abelhas [07:56, 05/05/2022] Eduardo Fideles: Foi carregado nas costas por cerca de 400 metros para tira lo do local do ataque até uma ambulância do SAMU que se encontrava no local [07:56, 05/05/2022] Eduardo Fideles: Vítima conduzida para a upa de Aracoiaba

Bombeiros Militares de Guaramiranga resgatam vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba

Corpo de Bombeiros resgata vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba. Na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15).

A princípio, na tarde desta quarta feira, por volta das 15h, os bombeiros militares de Guaramiranga resgataram vítima de ataque de abelhas, na localidade de Encosta, em Aracoiaba. Três amigos se dirigiam para uma pescaria e foram surpreendidos pela abelhas, dois conseguiram fugir e pedir socorro, enquanto que um sofreu o ataque. Imediatamente, os bombeiros se deslocaram para iniciar a busca e resgate da vitima.

A busca e o resgate

Inicialmente, devidamente protegido por seu equipamento de proteção individual (EPI), apesar do contínuo ataque das abelhas, a guarnição iniciou as buscas por um trecho de mata fechada com terreno irregular, encontrando a vítima a cerca de 2 km da estrada. A vítima foi encontrada embaixo de uma árvore, bastante debilitada, sangrando pela boca, mas consciente e orientada, porém sem condições de andar e ainda sob ataque das abelhas.

Logo depois, com os cuidados possíveis no momento, foi carregado nas costas por cerca de 400 metros para tira-lo do local do ataque até uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que se encontrava aguardando no local. Após os primeiros atendimentos pré-hospitalares, a vítima do sexo masculino, aparentando 30 anos de idade, foi conduzida para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Aracoiaba.

Assim como, destacamos que o soldado Damasceno não mediu esforços para rapidamente retirar a vítima do local de ataque e conduzi-la, carregando nas suas costas por cerca de 400 metros, para um local mais seguro e posterior atendimento pré-hospitalar.

Em síntese, os bombeiros militares da 5ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/4ºBBM), com sede em Guaramiranga atuaram na busca e resgate de uma vítima de ataque de abelhas em Aracoiaba. A guarnição que atendeu a ocorrência foi composta pelo subtenente Maciel, o subtenente F. Silva, o soldado Sousa, o soldado Damasceno e o soldado Neury.

O que fazer em caso de ataque de abelhas africanizadas?

O Corpo de Bombeiros reforça que ruídos, odores fortes, tremores, vibrações e movimentos rápidos chamam a atenção das abelhas. Entretanto, quando se sentem ameaçadas, elas atacam todos que estiverem nas redondezas. Os sintomas após a picada variam entre a vermelhidão e até óbito, a depender do caso e da rapidez para atendimento.

As abelhas fêmeas picam e deixam o ferrão na ferida: Fraqueza geral, dificuldade respiratória, inchaço ao redor da picada, frequência cardíaca alterada, diarreia, vômitos, tremores e extremidades frias são alguns dos sintomas que o ataque de abelhas pode causar em cães e gatos e até o óbito em seres humanos que tenham alergia principalmente.

Leia um pouco mais de como ligar com o ataque de abelhas.