Dia Internacional dos Bombeiros: a história do operador de autoescada mais antigo do CBMCE

4 de maio de 2022 - 10:59 # #

Ascom CBMCE | Dia Internacional dos Bombeiros: a história do operador de autoescada mais antigo do CBMCE

No mundo real, nós não temos os heróis com superpoderes, como aqueles que vimos em quadrinhos, que soltam teias ou conseguem voar. Porém, no nosso mundo real, temos os heróis e heroínas com sentimentos, que não precisam de asas para resgatar vítimas. Pessoas que nasceram com o destino de salvar vidas e renovar as esperanças da humanidade. Em homenagem ao Dia Internacional dos Bombeiros, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE) apresenta a história inspiradora do subtenente Lucas Filho, que atua há 33 anos no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

O subtenente Lucas Filho

Em 1989, o subtenente Lucas Filho iniciava o seu desafio como bombeiro militar, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, em Fortaleza, onde até hoje coleciona grandes histórias. Para ele, ser um bombeiro é como doar a sua vida ao próximo. “Sou muito feliz profissionalmente, considero o quartel como a minha segunda casa. É o lugar onde me realizo como profissional.  Me sinto realizado quando conseguimos êxito nas missões, tenho a graça da felicidade de trabalhar”, destaca o oficial.

Desde o início de sua profissão, o subtenente Lucas Filho opera e conduz as auto escadas dos Bombeiros, se tornando um especialista respeitável no equipamento fundamental em ocorrências. “A escada Magirus é essencial para incêndios em grandes proporções, quando os profissionais devem debelar o fogo por cima do sinistro. As escadas são fundamentais para agir em resgates de vítimas em locais altos”, informou o bombeiro.

O subtenente Lucas coleciona diversas histórias emocionantes que marcaram a sua trajetória, como diversos incêndios e salvamentos cumpridos. No entanto, o bombeiro militar destacou pontualmente uma ocorrência que marcou a sua carreira. No ano de 2015, o St Lucas e sua composição foram acionados para uma ocorrência comovente acerca de uma idosa que morava sozinha em um apartamento na Capital e estaria há dias sem dar notícias. “Todos os seus vizinhos estavam preocupados, pois a senhora, que tinha dificuldades para se locomover, não dava notícias da sua saúde há dias. Aparentemente, a idosa não tinha saído e a porta do apartamento estava trancada”, destacou.

Salvamento

Na ocorrência, foi necessário que o subtenente Lucas, com a escada Magirus, subisse ao oitavo andar do prédio e verificasse se realmente a senhora ainda estava no apartamento. “Eu subi com a Magirus até a janela do apartamento da vítima e me deparei com a idosa deitada na sua cama, aparentemente sentindo dores e com desidratação. Nós a hidratamos e a colocamos na maca da Magirus, depois, rapidamente, nós a encaminhamos para um hospital. A vítima tinha sentido dores nas costas e não conseguia levantar-se de sua cama, ficando dias sem comer”, comentou o subtenente.

Após a recuperação da idosa, a equipe do CBMCE foi até a unidade hospitalar para encontrá-la. “Foi um momento gratificante, vimos a recuperação dela e o agradecimento estampado em seu rosto. Atualmente, uma pessoa faz companhia a ela todos os dias, ajudando com os serviços diários”, revelou.

Compartilhando conhecimento

Durante sua carreira, o bombeiro militar formou cerca de 15 alunos para operar a escada Magirus. Até hoje, os treinamentos continuam com novos alunos. O bombeiro militar é um sacerdócio, você sempre deve estar disposto para doar a sua vida pelo próximo”, destaca o bombeiro militar.

A SSPDS parabeniza a todos os heróis e heroínas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) por esse dia. Vidas alheias e riquezas salvar!

Vidas alheias e riquezas salvar!