Corpo de Bombeiros apresenta balanço das atividades técnicas no primeiro quadrimestre

2 de maio de 2022 - 07:58 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros apresenta balanço das suas atividades de técnicas no primeiro quadrimestre de 2022

Corpo de Bombeiros apresenta balanço das suas atividades de técnicas no primeiro quadrimestre de 2022. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), através do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), setor de engenharia responsável pelas fiscalizações de segurança contra incêndio. Após levantamento de dados junto ao Sistema de Controle de Vistorias (SCAT), identificou um  número crescente de serviços técnicos realizados, O CEPI além das fiscalizações na área técnica, também realiza inspeções fiscalizadoras demandadas pelo Ministério Público, realiza operações conjuntas com equipes da Prefeitura de Fortaleza, Agência Nacional de Petróleo e as operações integradas com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), verificando estabelecimentos irregulares, prevenindo e inibindo diversos crimes. Os serviços técnicos apresentaram os seguintes dados:CEPI TABELA JAN - ABR

A princípio, nos serviços de análises de projetos houve um incremento de 12,1% nesse setor, ou seja, aquelas edificações com mais de 750m2 de área construída. Nas vistorias técnicas realizadas nesse período, de Janeiro a Abril/2022, um incremento de mais de 35,2% nessa atividade, traduzindo em maior segurança esse crescimento no percentual de edificações vistoriadas e certificadas.

Corpo de Bombeiros apresenta balanço das suas atividades de técnicas no primeiro quadrimestre de 2022

Parcerias e integração melhorando a prevenção

As ações de parcerias com a Secretaria de Meio Ambiente, A secretaria da Fazenda do Estado através de Termo de Cooperação, bem como a aproximação maior com os municípios, conselhos de classe como CAU e CREA, vem fortalecendo a fiscalização e conscientizando as empresas e profissionais sobre a importância de estar em dia com a prevenção, pois o sentimento de se regularizar não está ligado apenas à obediência legal da norma, mas também a preservação de vidas e patrimônio.

Ações de Inovação e Tecnologia

Corpo de Bombeiros apresenta balanço das suas atividades de técnicas no primeiro quadrimestre de 2022

Em síntese, as Inovações  tecnológicas no setor permitiram agilizar os serviços, a análise eletrônica de projetos e a sua certificação digital, esses fatores foram decisivos para a melhoria e eficiência no setor, desapareceram as plantas em papel, e veio a tela de computador, desapareceu o carimbo de metal e veio a certificação com código QR.

Por fim, estimamos que a fiscalização da segurança contra incêndio, deve atingir novos recordes em 2022 no número de serviços técnicos e tudo isso só está sendo possível através das parcerias, das inovações e de uma maior conscientização das pessoas, prevenir ainda é a maneira mais fácil, mais importante e mais segura de proteger vidas e patrimônio.

Vidas alheias e riquezas salvar!