Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Horizonte

28 de abril de 2022 - 15:29 # # #

Ascom CBMCE I Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Horizonte

Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Horizonte

Corpo de Bombeiros realiza simulado de emergência em Horizonte. Na Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25).

Na tarde desta quarta-feira, 27 de abril, a guarnição de combate a incêndio da 2ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/2ºBBM), com sede em Horizonte, participou de uma simulado de vazamento de gás, na estação de tratamento da empresa CEGÁS em horizonte.

O Simulado contou com a participação do Demutran de Horizonte e a equipe de manutenção da referida empresa.

O objetivo do simulado foi verificar à operacionalidade, bem como aferir o tempo resposta das equipes de socorro. Como também, na ocasião, foi simulado um vazamento de gás natural sem fogo, em uma parte da tubulação da estação. Os bombeiros militares de Horizonte atuaram no isolamento, prevenção e segurança da estação para que a equipe de manutenção realizasse o fechamento da tubulação que estava com vazamento.

A importância da realização de uma simulação de emergência

De acordo com a NBR 15219, que trata do Plano de Emergência Contra Incêndio, estes simulados devem ocorrer no mínimo a cada 12 meses. Um simulado de emergência consiste em um treinamento prático que simula, de forma realista, uma situação de risco na empresa, fazendo com que todos trabalhadores envolvidos sigam os mesmos passos, que devem ser seguidos em um caso real.

Por que devo realizar um simulado de emergência na minha organização?

São vários os motivos, vou listar neste artigo cinco motivos básicos.

– Reduzir o tempo de resposta a emergência;

– Validar o plano de emergência;

– Proporcionar melhoria no plano, através da identificação de falhas;

– Padronizar as ações a serem realizadas;

– Testar recursos e equipamentos disponíveis.

Preferencialmente, após o simulado, deve ser realizada uma reunião extraordinária para avaliação e correção das falhas ocorridas.