Corpo de Bombeiros participa de instrução com Helicóptero da Ciopaer

27 de abril de 2022 - 18:41 # #

Ascom CBMCE | 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/1ºBBM) - Aeroporto Internacional de Fortaleza

Corpo de Bombeiros participa de instrução com Helicóptero da Ciopaer

Bombeiros Militares da 6ª Cia/1ºBBM participam de instrução com Helicóptero da Ciopaer

Corpo de Bombeiros participa de instrução com Helicóptero da Ciopaer. Os bombeiros militares da 6ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (6ªCia/1ºBBM), com sede no aeroporto internacional de Fortaleza, participaram nesta manhã de quarta-feira (27), de uma instrução com aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), por ocasião do Expediente Geral com todo o efetivo. Na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5).

Levando-se em consideração que o bombeiro de aeródromo deve se familiarizar com os diversos tipos de aeronaves, sejam elas aviões ou helicópteros, neste bimestre a 6ªCIA/1°BBM teve a oportunidade de receber uma palestra e uma visita de um helicóptero que compõe a frota de aeronaves da Coordenadoria.

À pedido do tenente coronel Cláudio, Comandante da Unidade, a CIOPAER disponibilizou um helicóptero H135, sendo este um dos mais modernos equipamentos disponíveis para as operações de segurança pública. A aeronave estava sob o Comando dos pilotos tenente coronel Fernando, do CBMCE e Capitão Lívia, da PMCE e tripulação: 2° sargento Firmeza, 3° sargento Santana, da PMCE e 3° sargento Paulo Roberto, do CBMCE.

Instrução

Primeiramente o tenente coronel Fernando realizou uma palestra no auditório da Unidade fazendo um breve relato sobre a história da CIOPAER. Em seguida, falou sobre os tipos de serviços executados, as bases e aeronaves existentes no Estado e o funcionamento dos helicópteros disponíveis e em especial o H135.

CBMCE CIOPAER

Foram repassadas também informações sobre os procedimentos de desligamento da aeronave em caso de emergência, a localização dos extintores na aeronave, a capacidade de combustível e sua autonomia de voo, além de informações sobre a forma segura de aproximação, embarque e desembarque nas aeronaves.

No pátio externo da Companhia o tenente coronel Fernando contou com ajuda da Capitão Lívia e da tripulação para apresentar na prática as funcionalidades do Helicóptero (H135), além de elucidar diversas dúvidas sobre abordagem dos bombeiros em caso de incêndio.

CBMCE CIOPAER