Aniversário de 28 anos da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará

27 de abril de 2022 - 20:18 #

Aniversário de 28 anos da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará

Aniversário de 28 anos da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. Na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

A solenidade foi presidida pelo coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque de Araújo, com a assistência de diversos oficiais, onde destacamos o coronel comandante-geral adjunto, Zélio Menezes.

Após a devida apresentação da Banda de Música e convidados ao comandante geral, foi executado o dobrado 220, também conhecido por Avante Camaradas, primeira música da Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará. O dobrado foi em alusão ao aniversário do comandante geral da reserva remunerada, coronel João Porto Pinheiro que foi o fundador da Banda de Música. Estavam presentes amigos e ex alunos da Banda de Música do SESI, do Júlia Jorge e LBA além de militares de outras forças e civis que também acompanharam a banda de música neste dobrado.

Homenagens

É uma prática comum do CBMCE reunir o efetivo e celebrar ano a ano o aniversário de suas companhias e batalhões, na oportunidade, além de componentes da banda de música também foram homenageados militares de outras forças e civis que contribuíram e se destacaram por nobre ações.

Barreta de Bombeiro Padrão e Desembargador Moreira

1º sargento Mizalbe de Sousa Silva. O soldado Glauber Lincoln Alves Severiano.  O soldado Carlos Eduardo Campos Santos. O soldado Silvo Caio Fernandes da Silva. O soldado Romeu Freire Linard Barbosa e o soldado Francisco Adel Sousa Ferreira.

Machadinha Simbólica, Capacete Bombeiros Militar e Barreta de Comando

O cabo Robson Andrade Costa. O subtenente Francisco Mairlon F. Guerra e o capitão Erivaldo de Almeida Silva.

Bóton Amigo da Banda

José Marcílio Pereira Ferreira – 2º tenente Policial Militar do Ceará.  Ivanildo Bezerra de Oliveira – subtenente Policial Militar do Ceará. Samuel Ananias Lopez – 1º sargento do do Exército Brasileiro. Júlio Oliveira de Aquino – 1º sargento do Exército Brasileiro. José Carlos Barbosa da Silva – 1º sargento do do Exército Brasileiro. Francisco Kleber de Oliveira Menezes – 1º sargento do do Exército Brasileiro. José Luiz de Andrade Filho – 1º sargento do Exército Brasileiro. João Rodrigues da Cunha Filho – 1º sargento Policial Militar do Ceará. Júlio Cezar Vasconcelos Piauilino – 2º sargento do Exército Brasileiro. Antão Nunes Lunguinho – 2º sargento do Exército Brasileiro. Francisco Nunes Lunguinho – – 2º sargento do Exército Brasileiro.

Carlos Magno de Almeida. Eli Ananias da Silva. Hélio Cláudio de Brito. Itamar Pereira de Morais. Luís Antônio de Lima Alexandre, Hermann Hesse Feitosa Alexandrino e Marcio Vitoriano dos Santos.

Major João Joaquim do Nascimento

Os homenageados foram representados nas palavras do major João Joaquim do Nascimento que foi maestro das saudosas bandas de música do SESI, do Júlia Jorge e da LBA.

Palavras do Coronel Comandante-Geral do CBMCE,  Ronaldo Roque

A solenidade se encerrou sob os acordes da Banda de Música com o canto da Canção do Soldado do Fogo.

Link das fotografias registradas.

Breve Histórico

No início de 1994 em resposta aos anseios da Corporação, o então Comandante Geral, Cel. QOBM João Porto Pinheiro, solicitou ao então Governador do Estado do Ceará, Dr. Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará. Com o transcorrer dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais onde após a desvinculação da Policia Militar, através da Lei Nº 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, procurou cada vez mais buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará.

Neste novo contexto sentiu-se a necessidade de uma banda que a priori deveria apenas abrilhantar as solenidades internas da corporação. Após a criação da mesma em junho de 1994, ficou evidenciado que essas apresentações não se restringiriam ao ambiente da caserna, a jovialidade da banda que até então era considerada a mais jovem banda militar do Pais. Sua musicalidade e seu ecletismo logo a tornaram a mais requisitada do Ceará, tanto que com apenas um ano já se registrava mais de 1000 apresentações em todo o Ceará e até em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte.

Com um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares. A Banda guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje está presente em nosso dia a dia estimulando o nacionalismo em esquecer as diferencias regionais. Incluí regularmente peças de compositores locais ou regionais e de outros Países em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras. Neste ano a Banda de Música vai
completar 28 anos de existência.

Atualmente a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará tem em suas fileiras com seis oficiais, vinte e quatro subtenentes, um 1º sargento, dois cabos e seis soldados. Tem como seu comandante o tenente coronel José Márcio Glaydson de Oliveira Mendonça e como comandante adjunto o capitão Erivaldo de Almeida Silva.

Cap. QOABM Erivaldo de Almeida Silva.
Comandante Adjunto da Banda de Música CBMCE