Banda de Música do Corpo de Bombeiros do Ceará recebe novos instrumentos musicais

2 de outubro de 2020 - 09:45 # # # # #

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará recebeu novos instrumentos musicais para todos os músicos, contemplando todos os naipes, da flauta a tuba. Adquiridos com recursos do Fundo de Segurança Pública e Defesa Social (FSPDS). Na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4).

Áudio do Coronel Comandante Geral do CBMCE Luís Eduardo Soares de Holanda

Depoimento do Subtenente Sidney

A aquisição destes novos instrumentos para a banda de música do CBMCE veio qualificar ainda mais o nosso trabalho na corporação. Já são quase 27 anos de criação da banda de música, sempre desempenhando a missão de abrilhantar as solenidades do quartel como também atender a sociedade civil que fica encantada com as apresentações.

Estes novos instrumentos acrescentam um ganho significativo na qualidade sonora da banda, afinação, desempenho musical de cada instrumentista e proporcionando melhores execuções nas músicas de nosso repertório.

Essa tem sido uma filosofia marcante do nosso Comandante Geral: sempre buscar o que se tem de melhor no mercado em equipamentos para o corpo de bombeiros Militar do estado do Ceará, seja na compra de viaturas, na compra equipamentos, EPIs, estrutura física das instalações, treinamentos de bombeiros enfim, também não seria diferente com a banda de música. Estes instrumentos seguem o mesmo critério de buscar o melhor para que o profissional possa também mostrar toda a sua capacidade técnica e operacional na sua área de atuação.

É empolgante e gratificante poder fazer parte da banda de música do CBMCE, com efetivo reforçado e com instrumentos novos á nossa disposição temos certeza que podemos fazer ainda mais pela nossa corporação e pela sociedade cearense.

Depoimento do Subtenente Oliveira

26 anos depois de sua fundação, a banda de música do corpo de bombeiros recebeu pela primeira vez uma leva de instrumentos novos e da melhor qualidade. O mais importante é que todos os naipes foram contemplados. E o que isso significa? Mais qualidade sonora, ou seja, por melhor que seja o músico, se o instrumento que ele toca não tiver qualidade, isso se reflete diretamente na sua arte, no seu estilo, na afinação geral da banda, comprometendo o resultado final da apresentação.

Mas o receber instrumento novos vai muito mais além disso que já foi falado, mexe com a auto estima do músico, faz com que o músico volte a estudar, buscando cada vez mais se aperfeiçoar para está bem com o instrumento recebido.

No fim ganha o músico, ganha a banda, a corporação, e toda sociedade que podem se regozijar de apresentações cada vez melhores, com músicos motivados, e uma banda sem problemas de afinação, e brilhando a cada apresentação.

Breve Histórico

No início do ano de 1994 em resposta aos anseios da Corporação, o então Comandante Geral, Cel QOBM João Porto Pinheiro solicitou ao então Governador do Estado do Ceará. Dr. Ciro Ferreira Gomes, autorização para criar a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Com o transcorrer dos anos a Corporação foi se desenvolvendo até chegar aos dias atuais onde após a desvinculação da Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio da Lei Nº 11.673, de 20 de abril de 1990, que deu autonomia ao Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, procurou cada vez mais buscar o desenvolvimento de suas ações em prol da população do Estado do Ceará.

Neste novo contexto sentiu-se a necessidades de uma banda que a priori deveria apenas abrilhantar as solenidades internas da corporação. Após a criação da mesma em junho de 1994, ficou evidenciado que essas apresentações não se restringiriam ao ambiente da caserna, a jovialidade da banda que até então era considerada a mais jovem banda militar do País, sua musicalidade e seu ecletismo logo a tornaram a mais requisitada do Ceará, tanto que com em apenas um ano já se registrava mais de 1000 apresentações em todo o Ceará e até em estados vizinhos como o Rio Grande do Norte.

Com um repertório riquíssimo, ancorado na rica tradição musical brasileira, sempre em sincronia com os ritmos populares, composto de hinos, dobrados, canções cívicas, religiosas, folclóricas e populares. A Banda guarda em seu repertório a essência de uma música que até hoje está presente em nosso dia a dia estimulando o nacionalismo sem esquecer as diferencias regionais. Incluí regularmente peças de compositores locais ou regionais em suas apresentações como forma de incentivar e divulgar esses autores e suas obras.

Em 2020, a Banda de Música completou 26 anos de existência. Atualmente composta por 37 músicos, sendo 01 Tcel QOCBM, 01 Capitão, 03 Tenentes, 12 Subtenentes, 12 Sargentos, 02 Cabos e 07 Soldados. Ao todo 38 músicos.

Live Show com a Banda de Música do CBMCE