Trinta banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros em praias e lagoas do Ceará

24 de abril de 2022 - 19:04 # #

Ascom CBMCE | Trinta banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros em praias e lagoas do Ceará

Trinta banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros em praias e lagoas do Ceará

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam trinta banhistas, realizam 1.608 prevenções e encontram uma criança

Trinta banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros neste final de semana em praias e lagoas do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou trinta banhistas, todos com vida, vítimas de princípio de afogamento neste fim de semana, como também somou 1.608 prevenções nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

O balanço dos resgates e prevenções compreende o período da sexta-feira (22), sábado (23) e o domingo (24).

Os resgates

Em síntese, os guarda-vidas da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCSMar/BBS) que atua na Praia do Futuro realizou 27 (vinte e sete) resgates, dos quais 01 (um) de São Paulo e 26 (vinte e seis) de Fortaleza/CE. Sendo: 12 (doze) adultos, 06 (seis) adolescentes e 09 (nove) crianças. Como também encontrou uma criança e a entregou ilesa aos seus responsáveis.

Ainda e de modo excepcional, os guarda-vidas recuperaram um barril de óleo do mar, na foz do rio Pacoti. Foi conduzido ao Quartel do Mucuripe (2ªCia/1ºBBM), para o descarte adequado oportunamente.

A 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS) que atua em Caucaia realizou 337 prevenções e resgatou 03 (três) adultos. As demais  prevenções foram realizadas pelos guarda-vidas do Aracati e de Jijoca de Jericoacoara.

Guarda-vidas CBMCE

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram, durante todo o fim de semana, 1.608 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, informou o capitão Rodrigo Monteiro Carneiro, comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCSMar/BBS) do CBMCE.