Corpo de Bombeiros do Ceará comemora 32 anos de emancipação

21 de abril de 2022 - 17:16 # #

Texto: Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra - Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

CBMCE 31 anos de emancipação

 32 anos de emancipação

Corpo de Bombeiros do Ceará comemora 32 anos de emancipação. Inicialmente, são 32 anos de intensa dedicação ao trabalho de combate a incêndios,  busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar, fiscalizações e vistorias com muitas prevenções. Bem como, outros serviços em prol da comunidade cearense como as iniciativas sociais.

comandante Ronaldo Roque agradece aos bombeiros militares pela competência e profissionalismo com que têm se dedicado a cumprir a missão precípua da Instituição: Vidas Alheias e Riquezas Salvar! elevando, dessa forma, o CBMCE ao patamar de uma das melhores Corporações do país!

CBMCE 32 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

II Encontros dos Comandantes e Comandantes Adjuntos do CBMCE

Por ocasião das comemorações do dia da emancipação do CBMCE e do dia dos bombeiros da reserva, se realizou o II Encontros dos Comandantes e Comandantes Adjuntos, onde participaram, da esquerda para a direita, o Coronel Carlos Viana, o Coronel Montoril, o Comandante Ronaldo Roque ao centro, logo depois o Coronel Porto Pinheiro e o Coronel Duarte Frota. Passado e presente em prol do futuro da corporação.

Legislação

A emancipação do CBMCE ocorreu por meio da Lei nº 11.673 de 20 de abril de 1990 publicada no Diário Oficial do Estado em: 20 de abril de 1990. Está Lei foi revogada pela Lei nº 13.438 de 07 de janeiro de 2004.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

(CBMCE) é uma instituição militar orientada com base nos princípios da legalidade, da probidade administrativa, da hierarquia e da disciplina, constituindo-se Força Auxiliar e Reserva do Exército Brasileiro, subordinada ao Governador do Estado do Ceará, sendo organizado em carreira, tendo por missão fundamental a proteção da pessoa, visando sua incolumidade em situações de risco, infortúnio ou de calamidade, devendo cumprimento às requisições emanadas dos Poderes Estaduais.

Histórico

Igualmente, o CBMCE foi criado oficialmente em 8 de agosto de 1925, sob a denominação de Pelotão de Bombeiros. Inicialmente subordinado ao Regimento Policial do Ceará (atual PMCE). Passou a denominar-se Corpo de Bombeiros do Ceará em agosto de 1935. Todavia, subordinado à então Chefatura de Polícia e Segurança Pública. Nesta época dispunha do efetivo de setenta e seis bombeiros militares. Em 1990 adquiriu autonomia da Polícia Militar, passando a dispor de estrutura administrativa e financeira própria.

Iniciativas sociais

Contudo, a Corporação também se dedica a fomentar a cultura de prevenção proativa, deixou de ser uma instituição aquartelada para ir regularmente ao encontro da população, por meio de uma série de projetos sociais, a exemplo do Projeto Bombeiro com Você. Programa Bombeiro Saúde, Sociedade, Portas Abertas, Projeto de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais: Deficientes Visuais (1º Código de segurança contra incêndio em braile no Brasil). Bem como, salvando com Libras (surdos e mudos), Surf-Salva, Formação de Guarda-vidas, Grupo de Escoteiros João Nogueira Jucá, Educativo de Literatura de Cordéis, Projeto Somar, Escola de Prevenção, Projeto Aleitamento Materno, Programa Jovem Brigadista de Valor, Programa de Rádio Prevenir é Melhor que Remediar, Meu Dia de Bombeiro, Capitão Tocha (revista em quadrinhos) e Projeto Bombeiro em Movimento.

Atualmente

Em síntese, atualmente o Corpo de Bombeiros do Ceará conta com um efetivo de 1.831 militares.

Siga nossas rede sociais

Brasão do CBMCE

Vidas alheias e riquezas salvar!