Corpo de Bombeiros encontra idoso de 68 anos em mata fechada de Tauá

20 de abril de 2022 - 10:34 # # #

Ascom CBMCE | Companhia de Busca com Cães e 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar.

Corpo de Bombeiros encontra idoso de 89 anos em mata fechada de Tauá. Um idoso de 68 anos foi resgatado por uma guarnição da Companhia de Busca com Cães (CBCães) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com apoio da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ªCia/3ºBBM), na tarde dessa terça-feira (19). A vítima estava em uma área de vegetação fechada no distrito de Marrecas, zona rural da cidade de Tauá, Área Integrada de Segurança 22 (AIS 22) do Estado. O homem havia desaparecido na sexta-feira (15).

A família do idoso acionou o CBMCE por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), via telefone 193. Os operadores transferiram o chamado para a 3ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/3º BBM), em Tauá, informando que o idoso, que convive com a depressão, estava desaparecido. Com a denúncia, também foi realizado pela família um boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Tauá, informando o desaparecimento. a guarnição da CBCães contou com a cadela Inês da raça labrador.

CBMCE CBCães encontra idoso em Tauá

O idoso foi encontrado no fim da tarde desta terça-feira, por volta das 16h30, em área de mata, cerca de 10 km de distância da sua residência, onde mora com a família. Ele estava consciente e orientado, mas desidratado, e, por isso, foi conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu cuidados médicos.

CBMCE CBCães

Sobre o resgate

No contato inicial, na casa do filho da vítima, foi trazida à equipe de busca a informação de um mateiro que teria encontrado uma espingarda, objeto esse, que a vítima portava e que esse mateiro poderia levar a equipe de busca até este local, chegando lá fomos a procura de outros vestígios na mata, a equipe foi dividida em trios e duplas, mesclando bombeiros militares, com familiares e amigos, que conhecem a região.

Além de rastros e locais de provável descanso, também foi identificado o chinelo da vítima. Após uns 2,5 km de caminhada, por volta das 16:30, ouviu-se um grito vindo da mata e os populares identificaram como sendo da vítima, avançando mais na trilha a vítima foi localizada e a sua identidade confirmada.

O idoso estava há 5 dias e 4 noites sem se alimentar e com a ingestão de água bem precária, com auxílio da guarnição e dos populares ele foi levado de volta até a viatura e devolvido a família, onde foram orientados a conduzi-lo a uma unidade de saúde para melhor avaliação. A vítima sofre de depressão.

Pela Companhia de Busca com Cães, que foi destacada de Fortaleza/CE, atuaram: o subtenente Clovis, 3º sargento Benevides e o soldado Vasconcelos com a labrador Inês. Como também, pela 3ªCia/3ºBBM, com sede em Tauá, o subtenente Francinias, o cabo Mesquita, o soldado Tiago e o soldado Rodrigues.

Vidas alheias e riquezas salvar!