17 de abril de 2022 - 09:36 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE apaga incêndio

Bombeiros Militares da 2ª Companhia do 1º Batalhão apagam incêndio em caminhão betoneira no bairro Cais do Porto

Corpo de Bombeiros atua em 19 ocorrências de combate a incêndio em 24 horas no Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atendeu dois incêndios em veículo, quatro ocorrências com gases, quatro incêndios em rede elétrica, quatro incêndios em residência, um incêndio em depósito, um incêndio em edificação pré-escolar, uma prevenção de incêndio e dois incêndios em monturo, em 24 horas, em Todo o Estado do Ceará.

CBMCE 19 incêndios em 24 horas

Cais do Porto

Os bombeiros militares da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (2ªCia/1ºBBM), com sede no Mucuripe, foram acionados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) por volta das 0h42 da madrugada deste domingo, 17 de abril. Imediatamente se deslocaram para a Rua Professor Henrique Firmeza, no bairro Cais do Porto, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1).

O informe preliminar informou que no local funciona uma fábrica de cimento e que é monitorado por câmeras de segurança. Quando os bombeiros chegaram no local se constatou que o incêndio se concentrava em um caminhão betoneira.

CBMCE incêndios

De acordo com o 1º tenente Bruno, “foi estabelecido duas linhas de combate, uma para o ataque direto e outra para resfriar os caminhões ao lado, as chamas atingiram somente um caminhão (boleia e motor), a região da betoneira ficou intacto. Para o combate e rescaldo foram utilizados cerca de 1.000 litros de água da viatura Auto Bomba Tanque e Salvamento 04 (ABTS 04)”, relatou o comandante do socorro.

Os bombeiros militares do Mucuripe chegaram rápido no local e estabeleceram um combate efetivo, salvando parte do caminhão em chamas, assim como, salvaguardaram outros dois caminhões que ladeavam este, que foram salvos das chamas.

Atuaram na ocorrência: 1º tenente Bruno, subtenente Filho, subtenente Cleiton, cabo Bruno, cabo Padilha e soldado Vieira.

Itapipoca

Neste sábado (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, por meio da 5ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar (5ªCia/3ºBBM), com sede em Itapipoca, foi solicitado para combater um incêndio em residência da cidade de Itapipoca na Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17).

O incêndio ocorreu, por volta das 14h35min, em uma residência situada na Rua Francisco Rodrigues Matos, no Bairro Fazendinha, em Itapipoca, trazendo alguns prejuízos matérias para o seu proprietário, tendo em vista que um sofá, uma geladeira e a central de energia (caixa de disjuntores da residência).

Incêndio em Itapipoca

De acordo com o subtenente Gonçalves, “não havia ninguém na residência no momento em que o fogo iniciou. Os vizinhos sentiram o cheiro de fumaça e ligaram para o proprietário da residência e depois acionaram o Corpo de Bombeiros.” O comandante da equipe que atendeu à ocorrência relatou ainda que, “a provável causa seria um curto circuito na rede elétrica, entretanto, isto só poderá ser comprovado por meio de laudo técnico a cargo da Perícia Forense do Ceará (PEFOCE).

A equipe de combate a incêndio da 5ªCia/3º BBM, composta pelo subtenente Gonçalves, soldado Pegado, soldado Andrade e soldado Paulo Júnior, que deslocou-se até o local da ocorrência na viatura Auto Bomba Tanque 51 (ABT 51).

CBMCE incêndio

Prevenção

Conforme o tenente coronel Mardens Vasconcelos, comandante da 5ªCia/3º BBM, “a maior causa dos incêndios em residência é o curto circuito. Os aparelhos domésticos que mais causam os curto circuitos são os condicionadores de ar e os ventiladores”, informou. Para o tenente coronel, três atitudes bem simples podem evitar que um incêndio em residência aconteça ou evitar a sua propagação:

1 – Ao sair de casa feche todas as portas e janelas; 2 – Deixe o registro de gás de cozinha (GLP) fechado; 3 – Desligue todos os equipamentos elétricos que for possível, deixando ligados apenas aqueles indispensáveis.

Quixelô

Na noite deste sábado (16), os bombeiros militares da 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM), com sede em Iguatu, foram acionados pelo número 193, por volta das 19h55, para atender um incêndio em residência na Rua Artur Guedes, no Centro de Quixelô, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

CBMCE Quixelô

As chamas atingiram uma cama de casal, um ventilador tipo torre, um guarda roupas, uma sapateira e uma TV de Led, além do telhado de um dos cômodos que ficou parcialmente destruído. Não houve vítima.

Atuaram na ocorrência, o subtenente Lamonier, subtenente Cleto e subtenente Fernandes, na viatura Auto Tanque 22 (AT 22).

CBMCE incêndio Quixelô