Corpo de Bombeiros resgata cobras em banheiros, em Maracanaú e Eusébio

12 de abril de 2022 - 09:05 # # # #

Ascom CBMCE | 1ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiros Militar e 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Militar

CBMCE cobra no banheiro

cobra jiboia no banheiro de Shopping

Corpo de Bombeiros resgata cobras em banheiros, em Maracanaú e Eusébio. Uma cobra tipo jiboia foi encontrada no banheiro masculino de um shopping em Maracanaú, na Grande Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (11). Um cliente do estabelecimento foi utilizar o reservado e se deparou com a cobra, que tem pouco mais de 1 metro. Enquanto que no bairro Jabuti, no Eusébio, na noite desta segunda-feira (11), por volta das 21h15, outra cobra, também jiboia foi contida.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), para ambas as ocorrências, foi acionado via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). Os bombeiros militares de Maracanaú, guarnição de busca e salvamento 3 que resgatou a jiboia no Shopping, na Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). Do mesmo modo, a cobra Jiboia do Eusébio foi contida e resgatada pelos bombeiros militares do 2º Socorro, da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiros Miliar (1ªCia/1ºBBM).

A cobra Jiboia de Maracanaú, com pouco mais de 1 metro de comprimento e do Eusébio, com cerca de 2 metros de comprimento, foram soltas em Área de Proteção Ambiental (APA), na Região Metropolitana de Fortaleza.

CBMCE cobra banheiro

O que fazer para evitar cobras

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma cobra, desvie do caminho dela. Usar sempre um bastão ou vara longa para manipular objetos ou mato, lixo que possam conter algo escondido por baixo, de modo a manter-se distante em caso de um ataque de cobras. Manter o quintal limpo e não acumular lixo ou resto de materiais de construção. Não estacionar veículo próximo a mato, lagoa, lugar escuro ou úmido. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras, use botas de cano alto ou perneiras.

O que fazer em caso de picada de cobra

Ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193. O mais importante depois de uma picada de cobra é manter a pessoa e o membro que foi picado o mais parado possível; quanto mais se movimentar, mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo pelo aumento da circulação do sangue. O ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento: lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida; manter o paciente deitado e o mais calmo possível; manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele. A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno. No entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao hospital para informar as características da cobra e identificar se era venenosa ou não. Só assim é possível receber o tratamento adequado.

O que não fazer após picada de cobra

Não tentar sugar o veneno; Não fazer um torniquete ou garrote apertado; Não cortar o local da picada; Não dar bebida alcoólica à vítima; Não dar quaisquer medicamentos à vítima. Não aplicar qualquer tipo de mistura caseiras sobre a picada.

Balanço de Março/2022

Em Março de 2002, foram resgatados 858 animais no Estado do Ceará. Desde número, os mais resgatados foram: Cobra (504); Gato (171); Cachorro (38); Iguana (33); Cassaco/Gamba (30); Coruja (6); Cavalo (6); Vaca (5); Raposa (4); Pássaro (4); Cágado (3); Jacaré (3); Tamanduá (3) e outros com 2 e 1 resgates (Cabra, Jumento, Guaxinim, Macaco-Prego, Papagaio, Sagui, Tatu, Teiú e Tejo).