976 cobras foram resgatadas pelos Bombeiros Militares, em Fevereiro e Março deste ano

11 de abril de 2022 - 11:02 # # #

Assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

CBMCE Cobra

No inverno o número de resgate de cobras aumenta, tanto na capital como no interior, mantenha-se sempre distante!

976 cobras foram resgatadas pelos Bombeiros Militares, em Fevereiro e Março deste ano. Os números foram dos resgates ocorridos em Fevereiro e Março de 2022. Foram 472 cobras resgatas em Fevereiro e 504 cobras resgatadas em Março. O que representam cerca de 60% dos números totais de resgates de animais em todo o Estado do Ceará.

“Na roça, muitas pessoas não usam bota, luva e, quando limpam o terreno ou pegam em madeira não olham direito o local”, explica o tenente coronel Giuliano Rocha. “Nas cidades, está se tornando comum se encontrar cobra em motor de carro”, ressalta o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). 

A recomendação é ao avistar uma cobra, sempre se deve manter uma distancia segura e logo depois ligar para o número 193. Até o socorro chegar, isolar o local e, se possível, fotografar ou filmar o animal, dando zoom principalmente na cabeça da cobra para possível identificação em caso de picada.

Sazonalidade

O que fazer para evitar cobras

Normalmente, as cobras só atacam um ser humano quando se sentem ameaçadas. Por isso, ao avistar uma cobra, desvie do caminho dela. Usar sempre um bastão ou vara longa para manipular objetos ou mato, lixo que possam conter algo escondido por baixo, de modo a manter-se distante em caso de um ataque de cobras. Manter o quintal limpo e não acumular lixo ou resto de materiais de construção. Não estacionar veículo próximo a mato, lagoa, lugar escuro ou úmido. Se estiver em um local que é conhecido por ter cobras, use botas de cano alto ou perneiras.

O que fazer em caso de picada de cobra

Ligar para a ajuda por meio de um atendimento pré-hospitalar, através do número 193. O mais importante depois de uma picada de cobra é manter a pessoa e o membro que foi picado o mais parado possível; quanto mais se movimentar, mais o veneno poderá se espalhar pelo corpo pelo aumento da circulação do sangue. O ideal é que a vítima não caminhe e seja transportada por maca até ao hospital. Até chegar ao hospital ou até a chegada da ajuda, o que se deve fazer para melhorar as chances de salvamento: lavar o local com água e sabão, para limpar a ferida; manter o paciente deitado e o mais calmo possível; manter o paciente hidratado, dando pequenos goles de água a ele. A maior parte das cobras no Brasil não têm veneno. No entanto, em qualquer caso é sempre importante ir ao hospital para informar as características da cobra e identificar se era venenosa ou não. Só assim é possível receber o tratamento adequado.

O que não fazer após picada de cobra

Não tentar sugar o veneno; Não fazer um torniquete ou garrote apertado; Não cortar o local da picada; Não dar bebida alcoólica à vítima; Não dar quaisquer medicamentos à vítima. Não aplicar qualquer tipo de mistura caseiras sobre a picada. 

Balanço de Março/2022

Em Março de 2002, foram resgatados 858 animais no Estado do Ceará. Desde número, os mais resgatados foram: Cobra (504); Gato (171); Cachorro (38); Iguana (33); Cassaco/Gamba (30); Coruja (6); Cavalo (6); Vaca (5); Raposa (4); Pássaro (4); Cágado (3); Jacaré (3); Tamanduá (3) e outros com 2 e 1 resgates (Cabra, Jumento, Guaxinim, Macaco-Prego, Papagaio, Sagui, Tatu, Teiú e Tejo).

Vidas alheias e riquezas salvar!