8 de abril de 2022 - 09:49 # #

Ascom CBMCE | Corpo de Bombeiros ministra palestra sobre acidentes domésticos no IFCE em Iguatu

CBMCE realiza palestra no IFCE

Bombeiro Militar de Iguatu ministra palestra sobre acidentes domésticos no IFCE em Iguatu

Corpo de Bombeiros ministra palestra sobre acidentes domésticos no IFCE em Iguatu. Na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21).

Na manhã desta quinta-feira, 7 de abril de 2022, a 1ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (1ªCia/4ºBBM), com sede em Iguatu, ministrou uma palestra de cunho preventivo sobre acidentes domésticos. A palestra foi realizada a pedido da turma do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE CE), Campus de Iguatu.

CBMCE palestra IFCE

De acordo com o 3º sargento Adalto. “momentos de trocas de conhecimento como este são riquíssimos, pois podemos passar um pouco de nossa experiência nas questões preventivas, bem como mostrar a importância de nossa instituição e perceber como somos admirados e respeitados fora das quatro paredes do quartel”, comentou o bombeiro militar palestrante.

Prevenção

Estudos mostram, no entanto, que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples e eficazes de mudança de comportamento e de adequação, para a promoção da prevenção. É necessário elaborar e reproduzir orientações para minimizar os riscos de acidentes nas áreas residenciais onde convivem, dentre os principais cuidados destacamos:

Cozinha:

» Use as bocas de trás do fogão e certifique-se de que os cabos das panelas estejam virados para dentro, para não serem alcançados pelas crianças;
» Mantenha fósforos, isqueiros, álcool líquido, álcool em gel, objetos de vidro e cerâmica, facas e sacos plásticos fora do alcance das crianças;
» Cuidado no uso de toalha comprida na mesa de jantar! As crianças podem puxá-la e, se houver algo sobre ela, como líquidos e alimentos quentes, isso pode cair em cima dos pequenos e causar graves queimaduras.

Intoxicação:

As intoxicações ocorrem em consequência da ingestão, inalação ou contato de determinadas substâncias com a pele, por exemplo: plantas tóxicas, alimentos contaminados, produtos de limpeza, remédios, soda e inseticida. Podem causar:
» Irritação nos olhos, garganta e nariz;
» Salivação abundante;
» Vômito;
» Diarreia;
» Convulsões;
» Asfixia;
» Tontura e sonolência.

Em caso de intoxicações, o recomendado é identificar o agente causador da intoxicação e solicitar atendimento especializado.

Em caso de intoxicação ligue: 0800 722 6601 – Atendimento 24 horas.