Corpo de Bombeiros interdita edificação comercial em Caucaia

4 de abril de 2022 - 13:45 # # #

Ascom CBMCE | Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI)

CBMCE interdita edificação comercial

Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios do Corpo de Bombeiros interdita edificação comercial em Caucaia

Corpo de Bombeiros interdita edificação comercial em Caucaia. Em Operação Integrada do Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndios (CEPI) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) com a Polícia Militar do Ceará realizaram fiscalizações em edificações para exigir a regularização dos sistemas preventivos e documentações, dentre as fiscalizações, foi realizada a interdição de uma edificação comercial, churrascaria, localizada no bairro da Jurema, que já havia sido notificada em outras oportunidades pelo CBMCE, na edificação foi constatado a ausência do certificado de aprovação de projeto, do certificado de conformidade, os extintores encontravam-se vencidos, ausência de sinalização, gás liquefeito de petróleo (GLP), o nosso gás de cozinha, armazenados de forma irregular dentre outras situações, na Área Integrada de Segurança 11 (AIS 11).

As fiscalizações ocorreram na noite deste sábado, 2 de abril de 2022, entre 19 horas e 01 hora da madrugada de domingo (3). Iniciando a operação na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e posteriormente fiscalizando as áreas da Jurema e Araturi.

Atuaram na operação integrada, a 3ªCia/2ºBBM, Quartel de Caucaia/Icaraí, a Polícia Militar do Ceará por meio do 12ºBPM, com sede em Caucaia e o CEPI de Fortaleza, assim representados por seus respectivos comandos, 1º tenente Henrique Coelho da 3ªCia/2ºBBM, 1º tenente Vitor do 12ºBPM, 1º tenente Assiram da CEPI Fortaleza.

CBMCE interdita edificação comercial

A fiscalização

O CBMCE, além das vistorias que realiza nas edificações para a emissão do documento que se chama CERTIFICADO DE CONFORMIDADE, realiza periodicamente fiscalizações para verificação da documentação e dos sistemas preventivos. Quando da ausência desses itens, são aplicadas algumas sanções, dentre elas notificações, multas, embargos ou no limite interdições. Tudo em prol da garantia da segurança dos clientes e funcionários no estabelecimento.

Legislação

A luz do Artigo 4°, parágrafo 2°, inciso I e III da portaria 182/2020 do CMDO/CBMCE.

O Cepi

A princípio, o Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI) é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações. Desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a se chamar Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI), por força do Decreto Estadual nº 32.978.