3 de abril de 2022 - 20:01 # #

Ascom CBMCE | Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros salvam dois banhistas realizam 1.065 prevenções em praias do Ceará

Dois banhistas são salvos pelo Corpo de Bombeiros no fim de semana em praias do Ceará. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio das equipes de guarda-vidas, salvou dois banhistas, todos com vida, vítimas de princípio de afogamento neste fim de semana, como também somou 1.065 prevenções nas praias de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara, nas Áreas Integradas de Segurança  8 e 10 (AIS 8 e 10) de Fortaleza. Como também nas Áreas Integradas de Segurança 11, 17 e 18 (AIS 11, 17 e 18) do Estado.

O primeiro resgate

Neste domingo (03), os fortalezenses procuraram as praias como destino do fim de semana. Equipes de bombeiros militares do Posto Guarda-Vidas (PGV) na Barra do Ceará atuaram em um resgate de um banhista fortalezense de 50 anos de idade, por volta das 11h50 da manhã. O resgate foi grau um, quando a vítima ingere água, tosse bastante, mas não há espuma na boca.

O segundo resgate

O segundo resgate ocorreu no final da tarde deste domingo (03), nas proximidades do Posto Guarda-Vidas 02 (PGV 02), da Praia do Futuro. Os Guarda-vidas atuaram no resgate de uma criança fortalezense de 10 anos de idade, por volta das 16h15. A vítimas foi salva no grau de resgate, onde sequer ingeriu água, devido a agilidade e pronto atendimento dos guarda-vidas.

Na Praia do Futuro foram realizadas 552 prevenções, entre a sexta-feira, 01 de abril e o domingo (03).

Enquanto que em Caucaia foram realizadas no mesmo período da Praia do Futuro 239 prevenções mas sem nenhum registro de afogamento.

Assim como, no Aracati foram realizadas 89 prevenções e também nenhum registro de afogamento.

Como também, em Jijoca de Jericoacoara foram realizadas 185 prevenções.

Balanço do fim de semana

As equipes de guarda-vidas realizaram durante todo o fim de semana 1.065 prevenções no litoral cearense. A prevenção é uma intervenção importante e pode evitar cerca de 85% dos casos de afogamento.

“O Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou para essas ações 48 guarda-vidas em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas, além do apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU)”, explicou o major Chailon Fonteles, comandante da 1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.

O balanço compreende o período da sexta-feira (1) e o domingo (3).